1. Nas regiões do hemisfério norte, começa o outono (o equinócio ocorreu a 22 de setembro p. f.), estação que, em Portugal como noutros países, tem associadas palavras e lugares comuns frequentemente conotados com a melancolia e a nostalgia. Recordamos que os nomes das estações do ano se escrevem com inicial minúscula (primavera, verão, outono e inverno), em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (Base XIX). Mas, sobre o tema, leiam-se, por exemplo, as respostas A classificação do nome outono e «Outono, ou seca as fontes, ou salta as pontes». E, já que se menciona um ditado, sugerimos a consulta de algumas páginas que listam provérbios alusivos a esta época do ano: 1, 2, 3, uma turma de cada vez, Aproximar, partilhando, Ouvir Falar Ler Escrever, Provérbios populares.
Nota: Na imagem, Mosaico do Outono, na sala anexa ao oecus-triclinium (A-34) da Casa dos Repuxos, em Conímbriga (Portugal), séc. II-III d.C. (pormenor de uma foto do MatrixPix, banco de imagens da Direção-Geral do Património Cultural, acedido em 23/07/2016).
2. No consultório, são tópicos em questão:
– Detrimento e deterioramento são sinónimos?
– Porque não tem a palavra hipersexuado dois ss, em vez de um?
– Será verdade que em Portugal não se usa nunca a perífrase de gerúndio (estou cantando)?
– Semiose é o mesmo que semiótica?
– É possível dizer ou escrever «os SIMAS», isto é, usando o artigo definido no plural, antes de um acrónimo?
3. A propósito de siglas e acrónimos, fica disponível na rubrica Controvérsias um apontamento de D'Silvas Filho sobre a estrutura e do uso de reduções como EDP, SIMAS ou sida.
4. Dois acontecimentos que marcam estes dias:
– É enorme o interesse gerado pelo lançamento do 1.º volume da tradução que o professor universitário, tradutor e escritor Frederico Lourenço está a fazer da Bíblia Grega, também conhecida como Bíblia dos Setenta (Septuaginta). Trata-se de uma versão não confessional que vai ser publicada pela Quetzal Editores, em seis volumes, que sairão até 2020.
– O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos decorre de 22 de setembro a 2 de outubro p. f. Esta iniciativa reúne escritores de todo o mundo, propondo programa recheado de colóquios, exposições e outros eventos de caráter cultural (consultar programa aqui).
5. Quanto aos programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública de Portugal, lembramos que o Língua de Todos regressa na sexta-feira, 23 de setembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 24 de setembro, depois do noticiário das 9h00*), e o Páginas de Português vai para o ar no domingo, 25 de setembro.
* Hora oficial de Portugal continental.