1. Não haverá actualização no dia 1 Maio por ser feriado em Portugal. Regressamos a 2 de Maio.
2. São variados os tópicos das 21 respostas que ficam em linha. Realçamos:
— Voz e vós;
3. Neste dia temos também, no Pelourinho, um apontamento de Regina Rocha sobre «ter de» e «ter que» e um texto de Ana Martins a respeito do emprego do pretérito perfeito.
1. Quantas palavras haverá que nunca se chegam a cruzar connosco nem a integrar o nosso thesaurus?
Neste dia, vamos debruçar-nos sobre algumas palavras e atender ao seu significado (drusa, necrópsia), à sua etimologia (mandala, mandorla) e à sua pronúncia (amílase, lípase, protease).
2. Na rubrica Pelourinho, insistimos no uso do verbo no plural com a estrutura «um dos que...» e descrevemos a pronúncia de palavras formadas com o constituinte claustro-.
3. Em Lusofonias, há um novo texto, sobre o lugar e a função do português em Timor.
1. A sintaxe é, neste dia, um dos temas fortes:
2. Entretanto, o Pelourinho conta com mais dois novos textos: fique a saber por que razão as palavras raiz, juiz ou rainha, por exemplo, não têm acento gráfico; abra bem os olhos para diferença entre refogar («pôr no fogo para cozinhar») e refugar («pôr de lado»; do lat. refugare, «pôr em fuga»).
1. Não haverá actualização no dia 25 de Abril, porque é feriado em Portugal. Regressamos na próxima quinta-feira, 26 de Abril.
2. Revisitamos neste dia alguns temas clássicos no Ciberdúvidas:
No total, temos publicadas 27 respostas.
3. Com a devida vénia ao autor e ao jornal "O Globo", colocámos em linha na rubrica Português na 1.ª Pessoa o artigo do escritor João Ubaldo Ribeiro, "A Decadentização da Língua". Aí se enumeram algumas mudanças e muitos atropelos linguísticos, pondo-nos em contacto com formas de dizer tão expressivas do português do Brasil. E temos, ainda, um novo Pelourinho, com um texto sobre o emprego do verbo passar na referência do tempo cronológico.
1. Saiba que:
— a presença ou ausência de hífen pode trazer uma alteração de significado e de categoria a uma expressão (tão-pouco; tão pouco)?
— nem tudo o que parece sinónimo o é, de facto (síncrono e isócrono)?
— evitar de é uma construção inválida?
— ovos golos e ovos galados não são expressões equivalentes?
2. Em Notícias, damos conta da Conferência Internacional de Ensino do Português, e em Correio publicamos um comentário à crónica Contracções [sobre a contracção — ou não — do artigo com a preposição]. Destaque ainda para a Montra de Livros, com a recensão de O Mundo dos Sentidos em Português, de Augusto Soares da Silva.
3. Fazemos notar que para o envio de questões ou comentários a questões está disponível o formulário; o e-mail destina-se apenas ao envio de observações técnicas, institucionais ou outras.
1. Nas Notícias, damos conta de que Mia Couto venceu o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Além de o indiscutível mérito deste autor de Moçambique ficar mais uma vez reconhecido, atribuir o referido galardão é o mesmo que dar projecção internacional à produção literária moçambicana em português. Esperamos, pois, que este acontecimento constitua reforço e estímulo para a afirmação cultural das comunidades que, a par do Brasil e de Portugal, também recriam a língua portuguesa. É o caso singular de Mia Couto, de quem temos disponíveis na rubrica Antologia dois notáveis textos, o primeiro dos quais - Perguntas à Língua Portuguesa -, escrito especialmente para o Ciberdúvidas. A propósito deste mesmo escritor, vejam-se ainda as respostas "Distraiçoeiras", segundo Mia Couto + Sobre a obra e a escrita de Mia Couto + Português de Angola e Moçambique.
2. Das 104 respostas que ficaram em linha ao longo da semana ora finda, recordamos:
— «Todo o burro come palha, a questão é saber dar-lha».
3. Além de novas Notícias, fica também um novo apontamento na Montra de Livros, sobre a recente publicação em Portugal de O Essencial sobre Pragmática, de José Pinto Leite. Assinala-se ainda um novo Pelourinho, sobre a subjectividade no discurso jornalístico, de Ana Martins.
1. Pusemos em linha mais 20 novas respostas, em que continua a predominar o tema das palavras, mais concretamente, a sua origem, a sua forma, o seu emprego. Surgem também questões sobre morfologia verbal e sintaxe.
2. Lembramos que, no que toca à atestação de formas de palavras (saber se uma dada palavra existe, como é que ela se escreve, como é que se flexiona, etc.), há muitas dúvidas que podem ser esclarecidas através de uma breve consulta da MorDebe ou do Dicionário de Topónimos e Gentílicos — dois recursos do ILTEC.
1. Indo das palavras à frases, eis alguns dos tópicos das 20 respostas em linha neste dia:
2. Desta actualização fazem igualmente parte um novo Pelourinho, sobre o galicismo démarche, e novas Notícias.
3. Fazemos notar que se encontra disponível, na barra dos destaques (ao lado, nesta página) a ligação "Ajuda", com uma explicação sobre como navegar no Ciberdúvidas.
1. São 21 as novas respostas que ficaram em linha. As perguntas continuam a abordar temas já conhecidos, como os regionalismos, os colectivos, a sintaxe dos substantivos, os adjectivos invariáveis e o infinitivo flexionado.
2. Também temos novas Notícias e novos Pelourinhos, um sobre perpetrar e outro sobre as contracções das preposições com os artigos.
3. Lembramos que, no que toca à atestação de formas de palavras (saber se uma dada palavra existe, como é que ela se escreve, como é que se flexiona, etc.), há muitas dúvidas que podem ser esclarecidas através de uma breve consulta da MorDebe ou do Dicionário de Topónimos e Gentílicos — dois recursos do ILTEC.
1. Neste dia, olhamos para a forma e a história de algumas palavras mais inusuais (magnório, sílices, docimasia, chichito), recordamos um provérbio e apresentamos várias análises sintácticas — uma delas de Os Lusíadas. No total estão em linha mais 22 respostas.
2. Em Notícias, reproduz-se um artigo do "Expresso" de 14 de Abril p.p. sobre acção do Ciberdúvidas.
Foto: Eduardo Costa/Lusa
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações