1. Uma acção a saudar: os produtos importados por Angola só entrarão em território nacional se apresentarem rótulos em português. Esta disposição consta da nova lei das Actividades Comerciais, aprovada no início de Março.
2. Da lista das 24 respostas de hoje, há um tema forte, representado por 5 respostas, que é a ortografia. Mas o leque de assuntos é alargado: desde o significado aspectual, à tradução, às reflexões sobre o "percurso de vida" das palavras até às questões de regência.
3. Participam desta edição dois novos Pelourinhos, um sobre o emprego do verbo tentar, outro sobre a contracção da preposição com o artigo.
4. Voltamos a chamar a atenção para o excelente serviço MorDebe/Portal da Língua Portuguesa (do ILTEC) prestado na a resolução de dúvidas relativas à atestação de formas (por exemplo, a confirmação da existência ou de uma dada palavra de um dado tempo/modo verbal).
1. São lançadas neste dia 22 respostas. Incluem-se aí temas recorrentes. Trata-se de situações que permitem duas justificações ou das quais não é possível levantar um padrão estável, gráfico ou morfológico.
Eis alguns desses temas:
— casos de atestação de palavras;
— o uso do hífen.
2. Assinalamos também o tratamento da questão do uso abusivo de onde, nos casos em que (e não onde) este advérbio introduz oração relativa — ver Pelourinho.
3. Fazemos notar que se encontra disponível, na barra dos destaques (ao lado, nesta página) a ligação "Ajuda", com uma explicação sobre como navegar no Ciberdúvidas.
Arrulha o pombo
geme a rola
rufla o colibri.
Gaivotas voam
sobre navios-escola e balões-sonda.
Correm crianças pelas ruas...
A vida hoje é tão melhor?
É claro que sim!
Total de repostas publicadas neste dia: 21.
1. Do rol das respostas deste dia, damos a conhecer:
2. A secção do Pelourinho também foi actualizada, com a entrada de dois novos textos. Leia-se, ainda, a notícia sobre o consultório linguístico promovido pela Academia Brasileira de Letras.
3. Sobre o preenchimento do formulário, há uma nota a acrescentar: no campo destinado à introdução da palavra-chave é importante seleccionar a palavra ou palavras que, de modo muito directo, estão implicadas na dúvida que está a ser exposta; a(s) palavra(s) deve(m) ser inserida(s) sem o recurso a aspas.
1. De regresso de uma pausa de período de Páscoa, lançamos 20 novas respostas.
Há temas fortes, como sejam as questões relativas à regência (alterações a ou de?; fazer letra morta em ou de?) e à atestação de formas lexicais (existem as palavras budidade, preempção?).
2. Assinalamos dois novos Pelourinhos e uma explicação, no Correio, das razões de não podermos dispor ainda no Ciberdúvidas do serviço RSS.
3. Voltamos a chamar a atenção para o excelente serviço MorDebe (do ILTEC) para a resolução de dúvidas relativas à atestação de formas (por exemplo, a confirmação da existência ou de uma dada palavra de um dado tempo/modo verbal).
1. Em virtude do período de Páscoa, Ciberdúvidas terá nova actualização só no dia 9 de Abril. Até lá, pedimos a todos os consulentes que não nos enviem perguntas, até porque precisamos de uma pausa para tratar o grande volume de questões que nos têm chegado.
2. Ficam entretanto em linha 15 novas respostas, que se somam às 60 entradas na semana ora finda. Por exemplo:
3. Temos também novas Notícias e um novo Pelourinho, sobre a ausência de uma entidade reguladora da língua.
4. Recordamos a necessidade de se utilizar a pesquisa (a lupa que está no canto superior direito) antes do envio de perguntas. Entre os 20 mil esclarecimentos já ultrapassados no Ciberdúvidas, até esta data, muito do que se pergunta são meras repetições de assuntos já aqui tratados.
5. Uma úlltima observação: Ciberdúvidas não responde a consulentes indevidamente identificados. Por isso, é obrigatório, no preenchimento do formulário de pergunta, a indicação de nome, sobrenome (ou, como se diz em Portugal, apelido), endereço electrónico (para algum eventual esclarecimento suplementar do que se pretende saber, em concreto) e do país ou da cidade de acesso.
1. Publicamos neste dia a resposta n.o 20 000, intitulada Peritagem e perícia. Pouco mais de dois meses depois da passagem do 10.o aniversário do Ciberdúvidas e da sua renovação (ainda em curso), é com enorme orgulho que assinalamos este facto. Tudo isto significa, entre outras coisas, que prestamos um serviço útil e efectivo a quem quer saber mais sobre o uso da língua portuguesa e dominar bem as normas que a regem.
2. Além da referida resposta, esclarecemos outras dúvidas:
3. Nesta actualização, temos ainda Maria Regina Rocha a comentar, em três novos Pelourinhos, a regência do verbo gostar, o emprego de obrigada e a diferença entre dispensa e despensa. E vale a pena reler o que esta nossa consultora escreveu na imprensa acerca da bizarra campanha promocional denominada “Allgarve”.
1. São 19 as novas respostas em linha. Como sempre, os tópicos em questão concentram-se em torno das palavras (sobretudo verbos e substantivos), do seu uso e da sua origem; por exemplo:
2. O Pelourinho foi actualizado com dois novos textos da autoria de Regina Rocha, um sobre concordância e outro sobre o emprego de mais bem. E fica uma chamada de atenção para o Correio e para a Montra de Livros.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações