Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Qual a alternativa para a perífrase «fazer bullying»? No Brasil, parece que começa a emergir a forma bulingar, mas será que ela vai vingar? «Não se pode afirmar que o verbo bulingar será adotado rapidamente em nossas escolas. Há certas coisas que dependem da chamada “voz do povo”, que é imprevisível. O que é desagradável, nisso tudo, é a exacerbação do fenômeno», escreve Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, num artigo publicado no Diário Digital.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A partir de lengalengas, de trava-línguas e de poemas de vários autores portugueses, o espectáculo de teatro Trava ou Destrava Línguas leva o público infantil a descobrir palavras do léxico português, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Dirigido às crianças (entre os 6 e os 10 anos), este espectáculo, simultaneamente lúdico e pedagógico sobre dicção e literacia, abre as portas às escolas e às famílias, de 17 a 20 de Maio, às 10h00.

2. As questões ortográficas da língua portuguesa não se circunscrevem aos nossos dias. Já no séc. XIX, o pedagogo e poeta João de Deus ironizava sobre a irreverência da grafia de alguém do seu tempo, satirizando a ousadia da sua "Grammatica Rudimentar", texto divulgado na Antologia.

3. O Dia da Língua Portuguesa, assinalado no passado dia 5, vai estar em foco na emissão de Língua de Todos (sexta-feira, dia 13 de Maio, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*), numa sessão especial na Sociedade de Geografia de Lisboa, organizada pela CPLP. Em Páginas de Português (domingo, 15 de Maio, às 17h00, na Antena 2), espaço para vários temas: "A importância da língua portuguesa nos PALOP" (pelo presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Adriano Moreira); "O valor da língua portuguesa" (pela presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho); "Os impactos do Acordo Ortográfico no espaço da lusofonia" (pela investigadora na Universidade de Aveiro Anne Venture); e "As provas de aferição do Português nos 4.º e 6.º anos de escolaridade (pela linguista Ana Martins). Um outro ponto a tratar: a redundância tão generalizada do «há anos atrás».

4. As novas respostas do consultório andam à roda de questões sobre o léxico: o plural de termos pouco comuns (de um neologismo do Facebook e de látex), a particularidade do relativo cujo, a relação entre palavras homónimas e as expressões do domínio da saúde.

5. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

* Hora oficial de Portugal continental.


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Apesar de um recente desaire na Europa, prosseguem os esforços de promoção da língua comum no seio dos organismos internacionais. Para isso parece apontar a notícia de se encontrar disponível, no sítio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a versão em português do Relatório Mundial da Saúde — 2010, elaborada com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. Significado de palavras, ortografia, pronúncia e figuras de estilo são os temas das novas respostas do consultório. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata, lendo o programa eleitoral de um partido político português, detecta o uso de restruturação, variante controversa de reestruturação, além de surpreender uma gralha desconcertante. Nas Controvérsias, Maria Regina Rocha junta-se à discussão sobre as formas «ensino à distância» e «ensino a distância», para considerar correcta a primeira, por três razões

2. Na actualização do consultório, dá-se relevo à expressão «às três é de vez», entre tópicos relacionados sobretudo com o significado de palavras e locuções. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O contacto dos falantes de português com os de árabe já foi estreito, mas hoje há muito a fazer para recuperar esse laço. Por isso, vale a pena assinalar que, no Cairo (Egipto), numa iniciativa de divulgação por parte das embaixadas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, foram inauguradas exposições associadas a espectáculos de música, para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. Webinar é a designação das conferências via Internet, realizadas semanalmente pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Portugal), visando abordar temáticas relacionadas com a educação. A próxima sessão do Webinar está marcada para o dia 11 de Maio, às 14h30, tendo como tema o Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE) e como oradora a prof. dra. Maria José Grosso, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A conferência em linha será difundida em directo e terá uma duração de cerca de 45 minutos, ficando depois disponível para consulta assíncrona. Durante a sessão, existe a possibilidade de os espectadores interagirem com a oradora, apresentando questões sobre o tema mediante o endereço webinar@dgidc.min-edu.pt. O programa das próximas conferências encontra-se disponível aqui.

3. Na nova actualização do consultório, a primazia vai mais uma vez para os tópicos respeitantes ao léxico. Lembramos que uma selecção dos conteúdos publicados no Ciberdúvidas se encontra disponível no Facebook.

Por Ciberdúvidas da língua portuguesa

Nem amor, nem desamor. A entrevista, no jornal i, ao escritor moçambicano Mia Couto arranca assim:

«É um dos escritores de língua portuguesa com maior destaque a nível mundial. Pensa que a nossa língua é o nosso maior bem? Não sei muito bem. Acho que nós provavelmente glorificamos e veneramos esta entidade a que chamamos língua portuguesa.»

Por Ciberdúvidas da Língua portuguesa

1. Língua de Camões, Vieira, Bernardes e Camilo, os «quatro evangelistas» («O nobre idioma, o alti-sonante português», de Coelho Neto), o idioma luso navegou para ouros continentes e ganhou novas pátrias, alargando o universo linguístico com a melodia de outros tons e o sabor de uma infinitude de variantes.

Senhora de um espaço que se estendeu aos quatro continentes, é comemorada em todo o universo lusófono, neste dia, 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) —, data definida no XIV Conselho de Ministros desta organização, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde.

Língua-mãe de poetas e escritores («Língua materna», Ana Paula Tavares) de aquém e de além-mar, entronizada como «pátria» por Pessoa, caracterizada como «língua que aceita brincadeiras» (pelo angolano Pepetela), «língua nossa, essa que dá gosto a gente namorar» (pelo moçambicano Mia Couto, em «Perguntas à Língua Portuguesa»), como «língua esvoaçante (pela guineense Odete Semedo), enaltecida em poemas de amor (como pelo brasileiro Olavo Bilac em «A Língua Portuguesa») a língua portuguesa reafirma a sua projecção, quando celebrada por cantores como Caetano Veloso, em «Língua», que orgulhosamente a assume como a sua eleita («Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões»), por ele cantada como «Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó». Como estes, muitos outros textos de homenagem à língua portuguesa podem ser (re)visitados na rubrica Antologia.

2.  A língua portuguesa na publicidade é o tema central dos programas Língua de Todos (sexta-feira, dia 6, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*) e Páginas de Português (domingo, 8 de Maio, às 17h00, na Antena 2).

3.  Comemorar a língua implica respeitá-la, reconhecendo-a como um código comum a todos os falantes da lusofonia que se actualiza constantemente pelo uso, mas que se rege por normas. Por isso, estudar e reflectir sobre a língua significa homenageá-la. Assim, o espaço dedicado à sintaxe, à formação de palavras, ao léxico («Horário de pico», ou «horário de pique» e As expressões «é de longe» e «nem de longe, nem de perto»), às regências (ocupar-se), à ortografia e à acentuação, casos que são objecto das novas respostas do consultório, em que se reflecte sobre as peculiaridades do idioma, assume-se como uma nossa homenagem à língua portuguesa.

Uma selecção dos conteúdos publicados no Ciberdúvidas encontra-se disponível no Facebook.

*Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O amor é paradoxal, já o sabiam os trovadores e, entre os poetas do Renascimento, Camões. Mas confessar o amor à língua, desejando-a, primeiro com orgulhoso desdém, e depois com encantamento ávido, é a originalidade do génio contemporâneo da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), em texto divulgado na Antologia.

2. Em Lisboa, realiza-se a 23 de Maio, pelas 17h30, um debate intitulado “Entender o que se ouve: implicações na aprendizagem”, que foca os temas da escrita, da leitura, da dislexia e do processamento auditivo. Trata-se de um evento organizado pela Relicário de Sons em conjunto com a Arte de Comunicar. Mais informação aqui.

3. O Instituto Politécnico de Macau (IPM) pretende transformar a cidade num grande centro de formação de professores chineses de língua portuguesa — assim anuncia o professor Choi Wai Hao, director da Escola Superior de Línguas e Tradução daquela instituição. Para tanto, o IPM contará com a orientação da professora Maria José Grosso, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

4. Mostra-se caprichoso o uso de hífen com bem em compostos, conforme se aponta numa nova resposta do consultório, cuja actualização é dedicada ainda à atestação de palavras, à onomástica e à ortografia. Uma selecção dos conteúdos publicados no Ciberdúvidas encontra-se disponível no Facebook.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Na rubrica O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata assinala a criação de dois neologismos: idadismo e idadista. Nas Controvérsias, contesta-se o uso da expressão «a distância».

2. A pretexto da eliminação, por um comando militar dos EUA, do líder da Alcaida, recorda-se que a grafia mais adequada do seu nome é, em português, Ussama bin Laden.

3. De um caso de neologismo — voxel — igualmente se fala numa das novas respostas do consultório. E «espaço vazio» é uma redundância? No Facebook, também se encontra acessível uma selecção dos conteúdos aqui publicados.


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Na passagem das comemorações do Dia do Trabalhador, José Mário Costa depara-se com duas incorrecções no discurso sindical: "precaridade", em lugar da forma correcta precariedade, e "1º de Maio", sem o ponto de abreviatura que é devido — 1.º de Maio. A ler no Pelourinho.

2. Para os interessados em dialectologia, o Instituto da Língua Galega tem em linha o Arquivo do Galego Oral, que inclui registos áudio e transcrições de depoimentos de falantes de diferentes regiões da Galiza. As palavras ditas andam à volta de temas como a Guerra Civil Espanhola, as tradições (por exemplo, a crença na Santa Companha) e o valor de falar galego.

3. Tópicos sobre uso do léxico preenchem a maior parte das novas respostas do consultório. No Facebook, também se encontra acessível uma selecção dos conteúdos aqui publicados.

4. Ao contrário do anunciado — e devido a uma alteração de última hora na programação da RTP 1 —, não haverá emissão do magazine Cuidado com a Língua! nesta segunda-feira, dia 2 de Maio.