1. O Instituto Camões celebrou recentemente uma parceria com a sociedade luso-canadiana de beneficência (Luso Canadian Charitable Society) para a criação do Centro de Língua Portuguesa em Toronto, no Canadá. Prevê-se que o centro venha a ter todas as condições para se tornar num importante pólo de divulgação da cultura e língua portuguesa.
2. Vão decorrer, nos dias 16 e 17 de Junho, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as jornadas Le Discours Politique Portugais en perspective: approches plurielles, com a presença do professor Christian Plantin (CNRS) e do professor Fred Hailon (Université de Tours). Consultar programa aqui.
3. No programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 10 de Junho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*): norma e variante: que formas de português são faladas e escritas no Brasil e nos PALOP? E qual a origem da expressão «não há figos para ninguém»?
4. No programa Páginas de Português de domingo, 12 de Junho (às 17h00**, na Antena 2): norma e variação, uma conversa com a professora Maria Helena Mira Mateus. Quem estabelece o conjunto de regras para se escrever e falar correctamente uma língua? Quem prescreve, quem regula o bom uso da língua e lhe define os modos? E, ainda, a rubrica Uma Carta É Uma Alegria da Terra, rubrica em colaboração com os CTT, Correios de Portugal.
5. No programa Cuidado com a Língua!*, do dia 13 de Junho, na RTP 1, por volta das 21h05**: «Flor da idade», «a flor do sal», «a flor da nobreza», «a flor da donzela». Ou, ainda, «ter os nervos à flor da pele». A explicação de expressões, ditos e máximas, que conta com a participação de Tânia Ribas de Oliveira, no papel de uma florista. E, nos habituais “pontapés na gramática”, falar-se-á dos falsos particípios passados encarregue e empregue.
6. As actualizações regressam na terça-feira, 14 de Junho, depois da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e dos festejos de Santo António. Entretanto, uma selecção das respostas e de outros conteúdos do Ciberdúvidas fica também disponível no Facebook. A propósito, veja-se aqui a notícia sobre como França baniu os termos Facebook e Twitter das emissões de rádio e televisão.
* Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcast.** Hora oficial de Portugal continental.