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Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Qual é o plural de scanner? E o seu aportuguesamento? E as diferenças entre pedómetro/podómetro e promulgar/homologar? As respostas podem ser ouvidas na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 20 de Maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, depois do noticiário das 9h15*).

No Páginas de Português de domingo, 22 de Maio (às 17h00*, na Antena 2), a propósito da exibição na RTP 1 da adaptação para cinema de Mistérios de Lisboa pelo realizador chileno Raúl Ruiz, a professora Edite Prada fala sobre a dimensão lexical da obra de Camilo Castelo Branco (1825-1890). Referência, ainda, para o recentemente editado livro Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa da autoria de D´Silvas Filho e Elsa Rodrigues dos Santos.

*Hora oficial de Portugal continental.

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1. No Brasil, o livro didáctico Por Uma Vida Melhor continua a dar que falar pelas suas opções em matéria de língua. Na revista Veja, um breve comentário sobre a polémica propõe devolver «a aura de charme que um dia foi associada à gramática», revelando que, afinal, a palavra inglesa glamour tem a mesma origem que o português gramática. Uma trégua com o idioma inglês pode confirmar esta etimologia mediante a consulta do Online Etymology Dictionnary.

2. As novas respostas do consultório distribuem-se por tópicos relacionados com fonética, sintaxe, semântica e etimologia. Uma selecção destes e de outros conteúdos do Ciberdúvidas também se encontra no Facebook.

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1. A propósito de um deslize linguístico do responsável pelo programa eleitoral de um partido político português, fala-se de calão e tabuísmos na nova actualização do consultório, na qual também se esclarecem dúvidas sobre semântica e morfologia. Lembramos que se disponibiliza no Facebook uma selecção destes e de outros conteúdos do Ciberdúvidas.

2. Já aqui se referiu o Webinar, designação genérica das conferências via Internet realizadas semanalmente pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação de Portugal). Anunciam-se agora duas sessões: “Oportunidades para reflectir sobre o Ensino da Língua Materna”, pelo professor João Costa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), em 17 de Maio, às 14h30; “Acordo Ortográfico”, pela prtofessora Margarita Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), em 18 de Maio, às 14h45. Estas conferências em linha serão difundidas em directo aqui * e terão uma duração de cerca de 45 minutos. Durante as mesmas, os espectadores  podem interagir com os oradores, apresentando questões sobre o tema para o endereço webinar@dgidc.min-edu.pt.

*Aqui poderá também consultar informação sobre a conferência e os oradores, bem como (re)ver os Webinars anteriores. Encontra-se igualmente disponível para consulta o programa das próximas conferências.

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1. Um livro didáctico publicado pelo Ministério da Educação brasileiro está a gerar polémica, porque, segundo consta, nele se diz que «os livro ilustrado» é sequência legítima em português popular, embora o erro de concordância a torne desadequada noutros níveis de expressão, por preconceito linguístico. O manual aceita as especificidades do discurso oral, sem negar a importância das convenções da escrita e da variedade de prestígio, mas o gramático e filólogo Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, critica tal perspectiva: «Se o professor diz que o aluno pode continuar falando "nós vai" porque isso não está errado, então esse é o pior tipo de pedagogia, a da mesmice cultural.»

2. «Não saber patavina» é o mesmo que «não saber nada» — assim se explica numa das respostas da nova actualização do consultório, também dedicada a tópicos relativos à ortografia, ao léxico, à sintaxe e à semântica. Uma selecção dos conteúdos em linha no Ciberdúvidas encontra-se igualmente disponível no Facebook.

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Qual a alternativa para a perífrase «fazer bullying»? No Brasil, parece que começa a emergir a forma bulingar, mas será que ela vai vingar? «Não se pode afirmar que o verbo bulingar será adotado rapidamente em nossas escolas. Há certas coisas que dependem da chamada “voz do povo”, que é imprevisível. O que é desagradável, nisso tudo, é a exacerbação do fenômeno», escreve Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, num artigo publicado no Diário Digital.

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1. A partir de lengalengas, de trava-línguas e de poemas de vários autores portugueses, o espectáculo de teatro Trava ou Destrava Línguas leva o público infantil a descobrir palavras do léxico português, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Dirigido às crianças (entre os 6 e os 10 anos), este espectáculo, simultaneamente lúdico e pedagógico sobre dicção e literacia, abre as portas às escolas e às famílias, de 17 a 20 de Maio, às 10h00.

2. As questões ortográficas da língua portuguesa não se circunscrevem aos nossos dias. Já no séc. XIX, o pedagogo e poeta João de Deus ironizava sobre a irreverência da grafia de alguém do seu tempo, satirizando a ousadia da sua "Grammatica Rudimentar", texto divulgado na Antologia.

3. O Dia da Língua Portuguesa, assinalado no passado dia 5, vai estar em foco na emissão de Língua de Todos (sexta-feira, dia 13 de Maio, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*), numa sessão especial na Sociedade de Geografia de Lisboa, organizada pela CPLP. Em Páginas de Português (domingo, 15 de Maio, às 17h00, na Antena 2), espaço para vários temas: "A importância da língua portuguesa nos PALOP" (pelo presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Adriano Moreira); "O valor da língua portuguesa" (pela presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho); "Os impactos do Acordo Ortográfico no espaço da lusofonia" (pela investigadora na Universidade de Aveiro Anne Venture); e "As provas de aferição do Português nos 4.º e 6.º anos de escolaridade (pela linguista Ana Martins). Um outro ponto a tratar: a redundância tão generalizada do «há anos atrás».

4. As novas respostas do consultório andam à roda de questões sobre o léxico: o plural de termos pouco comuns (de um neologismo do Facebook e de látex), a particularidade do relativo cujo, a relação entre palavras homónimas e as expressões do domínio da saúde.

5. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

* Hora oficial de Portugal continental.


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1. Apesar de um recente desaire na Europa, prosseguem os esforços de promoção da língua comum no seio dos organismos internacionais. Para isso parece apontar a notícia de se encontrar disponível, no sítio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a versão em português do Relatório Mundial da Saúde — 2010, elaborada com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. Significado de palavras, ortografia, pronúncia e figuras de estilo são os temas das novas respostas do consultório. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

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1. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata, lendo o programa eleitoral de um partido político português, detecta o uso de restruturação, variante controversa de reestruturação, além de surpreender uma gralha desconcertante. Nas Controvérsias, Maria Regina Rocha junta-se à discussão sobre as formas «ensino à distância» e «ensino a distância», para considerar correcta a primeira, por três razões

2. Na actualização do consultório, dá-se relevo à expressão «às três é de vez», entre tópicos relacionados sobretudo com o significado de palavras e locuções. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

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1. O contacto dos falantes de português com os de árabe já foi estreito, mas hoje há muito a fazer para recuperar esse laço. Por isso, vale a pena assinalar que, no Cairo (Egipto), numa iniciativa de divulgação por parte das embaixadas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, foram inauguradas exposições associadas a espectáculos de música, para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. Webinar é a designação das conferências via Internet, realizadas semanalmente pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Portugal), visando abordar temáticas relacionadas com a educação. A próxima sessão do Webinar está marcada para o dia 11 de Maio, às 14h30, tendo como tema o Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE) e como oradora a prof. dra. Maria José Grosso, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A conferência em linha será difundida em directo e terá uma duração de cerca de 45 minutos, ficando depois disponível para consulta assíncrona. Durante a sessão, existe a possibilidade de os espectadores interagirem com a oradora, apresentando questões sobre o tema mediante o endereço webinar@dgidc.min-edu.pt. O programa das próximas conferências encontra-se disponível aqui.

3. Na nova actualização do consultório, a primazia vai mais uma vez para os tópicos respeitantes ao léxico. Lembramos que uma selecção dos conteúdos publicados no Ciberdúvidas se encontra disponível no Facebook.

Por Ciberdúvidas da língua portuguesa

Nem amor, nem desamor. A entrevista, no jornal i, ao escritor moçambicano Mia Couto arranca assim:

«É um dos escritores de língua portuguesa com maior destaque a nível mundial. Pensa que a nossa língua é o nosso maior bem? Não sei muito bem. Acho que nós provavelmente glorificamos e veneramos esta entidade a que chamamos língua portuguesa.»