Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. «Posso, ou não, escrever, num título, todo em maiúsculas para realce, o h de horas em maiúscula?», pergunta-nos um consulente, professor, do Porto. Veja-se aqui a resposta de Edite Prada. Uma resposta que remete para anteriores esclarecimentos sobre a recorrente confusão na grafia dos numerais abreviados, trocada amiúde pela dos símbolos. Tão simples quanto isto: 2º não é mesma coisa que 2.º.

2. Período de férias em Portugal, tempo de férias, também, para o consultório, que regressará ao seu funcionamento regular a partir de 5 de Setembro. Até lá, continuaremos a actualizar as demais rubricas, sempre que for caso disso, mantendo no Facebook uma selecção dos conteúdos de Ciberdúvidas. Para outros assuntos e correspondência genérica temos disponível este endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.

3. De férias encontra-se igualmente a equipa que produz e realiza os programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português. Por isso, ambos repetem temas e assuntos já emitidos anteriormente, durante o mês de Agosto. São os casos das entrevistas à professora jubilada da Universidade de Coimbra Maria Helena da Rocha Pereira, no primeiro, e ao professor jubilado da Universidade de Coimbra Vítor Aguiar e Silva (sexta e sábado, 5/8 e 6/8, na RDP África, e domingo, 7/8, na Antena 2, respectivamente).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Depois da reflexão sobre a nova palavra dividocracia, Paulo J. S. Barata deixa-nos aqui um apontamento à volta dos termos mediocracia e corporocracia. E fica também desde esta data uma nova controvérsia: «nome predicativo do sujeito» vs. «predicados secundários».

2. Neste período de férias em Portugal, como sempre, voltámos a interromper o consultório, que regressará ao seu funcionamento regular a partir de 5 de Setembro. Até lá, além de continuarmos a actualizar as demais rubricas, sempre que for caso disso, manteremos no Facebook uma selecção dos conteúdos de Ciberdúvidas. Para outros assuntos, fica aqui o seguinte endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A boa notícia: a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) patrocinou a extensão, para os Estados Unidos da América, da Ciberescola da Língua Portuguesa. A má notícia: os CTT, Correios de Portugal não renovaram  o seu apoio ao Ciberdúvidas. Conjuntamente com a Fundação Vodafone Portugal e a Universidade Lusófona, os CTT eram uma das entidades apoiantes deste serviço público, gratuito e universal, aqui prestado em prol da língua portuguesa, já lá vão 15 anos. Mais pormenores aqui.

2. As circunstâncias e os critérios das duplas grafias com o Acordo Ortográfico de 1990 constituem um dos temas do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 29 de Julho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*). Por seu lado, a emissão do Páginas de Português de domingo, 31 de Julho (às 17h00*, na Antena 2), é dedicada a uma revisitação da obra e do magistério de Maria Lúcia Lepecki, falecida nesta semana, em Lisboa.

3. No Pelourinho, Luís Carlos Patraquim comenta alguns problemas de articulação fonética do chamado "economês". Em O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata assinala o aparecimento de um neologismo, "deseurabificação", no contexto dos trágicos acontecimentos verificados na Noruega.

4. Como foi referido, o consultório encontra-se interrompido até 5 de Setembro, mas continuamos a actualizar as demais rubricas, com a preocupação de dar informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Lembramos que no Facebook está também disponível uma selecção dos conteúdos de Ciberdúvidas. Para outros assuntos, fica aqui o seguinte endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.

* Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Fora dos meios especializados, o estilo de José Saramago (1922-2010) popularizou-se pela marca inconfundível dos períodos extremamente longos, reminiscentes de certa linguagem arcaica, como acontece em Memorial do Convento (1982). A propósito deste livro extraordinário, a rubrica O Nosso Idioma divulga um apontamento de Luís Francisco Rebelo, donde se salienta a seguinte passagem: «o romance deve muito da sua força narrativa ao estilo incomparável de Saramago, ao seu perfeito domínio da língua portuguesa, a que este livro é uma permanente homenagem [...].»

2. Embora o consultório do Ciberdúvidas se encontre interrompido até ao dia 5 de Setembro, continuaremos a divulgar aqui informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Além disso, os conteúdos de Ciberdúvidas mantêm-se disponíveis no Facebook. Para outros assuntos, deixamos este endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.

3. A Fundação Vodafone Portugal lançou um programa destinado a financiar a colocação de profissionais qualificados junto de instituições de solidariedade social. Inicialmente, serão seleccionados seis profissionais qualificados para trabalharem em duas instituições e em dois organismos municipais portugueses. Mais informação nas Notícias.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Faleceu Maria Lúcia Lepecki, ensaísta e professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nascida em Araxá (Minas Gerais), Maria Lúcia Lepecki notabilizou-se por várias obras sobre a literatura de Portugal, num estilo cheio de graça, que Helena Roseta descreveu como «delícia pela língua portuguesa». Dessa escrita guarda testemunho um artigo disponível em  O Nosso Idioma.

2. Na mesma rubrica, evoca-se outro autor do Brasil, Fernando Sabino (1923-2004), com a curiosa história de um deputado que evita a concordância com a construção «não sou daqueles que...». Na Antologia, um poema intitulado Madre Língua recorda um escritor português do século XX, António Correia de Oliveira.

3. Apesar da interrupção do consultório, que se prolongará até 5 de Setembro, continuamos a responder a questões anteriormente recebidas. Lembramos que, no Facebook, se pode aceder igualmente a uma selecção dos vários conteúdos do Ciberdúvidas.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. «Vendem-se casas», ou «vende-se casas»? Este é um dos exemplos de algumas das particularidades, dos equívocos e das armadilhas da língua portuguesa, temas do programa Língua de Todos (de sexta-feira, dia 22, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*). Outra questão a ser tratada: Qual a etimologia da palavra saudade?

A emissão de Páginas de Português de domingo, 24 de Julho, às 17h00, na Antena 2, debruça-se sobre as razões que justificam a recente decisão do governo francês da não abertura de concurso para professores de Português no sistema do ensino secundário do país. E, ainda, a rubrica-concurso Uma Carta É Uma Alegria da Terra, em colaboração com os CTT, Correios de Portugal.

Ambos os programas se encontram disponíveis também em podcast.

2. Como referimos anteriormente, o consultório do Ciberdúvidas encontra-se interrompido até ao dia 5 de Setembro. Entretanto, continuaremos a divulgar aqui informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Para outros assuntos, deixamos aqui este endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt. Uma selecção dos conteúdos de Ciberdúvidas continua disponível no Facebook.

* Hora oficial de Portugal continental

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Poetas e escritores atrevem-se a fugir às convenções linguísticas na procura de expressividade — trata-se da chamada licença poética. Assim se entende que Cesário Verde (1855-1886) fale de cães que "amareladamente" parecem lobos em O Sentimento de um Ocidental, e, anos mais tarde, Fernando Pessoa (1888-1935) escreva um verso como «abandonei-me da paisagem abaixo» em Chuva Oblíqua. Vale então a pena atentar nas recentes declarações de Chico Buarque sobre a intencionalidade de certos erros gramaticais nas letras das suas canções.

2. Como foi anunciado, o consultório do Ciberdúvidas fica interrompido até ao dia 5 de Setembro. Contudo, continuaremos a divulgar informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Uma selecção dos conteúdos aqui publicados continuará disponível também no Facebook.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Por motivos já explicados, o consultório do Ciberdúvidas fica interrompido até ao dia 5 de Setembro, mas ainda há perguntas anteriormente feitas que aguardam resposta. Por isso, neste dia, damos esclarecimentos e fazemos comentários sobre neologismos, toponímia, origem de apelidos (sobrenomes no Brasil), palavras compostas, regionalismos, construções com o verbo ser e um emprego idiomático da palavra rodriguinho.

Entretanto, continuaremos a divulgar aqui informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Uma selecção dos conteúdos continuará disponível também no Facebook.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Os maus resultados dos exames de Português de 9.º e 12.º ano em Portugal – os piores em 14 anos de exames nacionais no ensino secundário – deram origem a observações várias: a culpa é da gramática («As perguntas de gramática também não ajudaram», lê-se no lead do  jornal "Público"); os alunos deviam fazer um treino prévio para responder em contexto de exame, etc. Mas há uma realidade de fundo: é que, apesar de lhes serem apresentados exames fáceis (ou acessíveis, como comummente são qualificados), os alunos não conseguem realizá-los com um grau de sucesso satisfatório (os alunos «voltaram também, como há três anos, a confundir sensações com sentimentos», lê-se igualmente no mesmo texto do "Público").

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1.  A influência das línguas africanas no português do Brasil e, nomeadamente, no que a norma culta considera como erros de concordância é tema de uma conversa com Tjerk Hagemeijer, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, no programa Língua de Todos, de sexta-feira, dia 15 de Julho, às 13h15*, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*).

Por sua vez, na emissão de Páginas de Português (de domingo, dia  17, às 17h00, na Antena 2), a aceitabilidade, a gramaticalidade e o erro destacam-se como tema central, em que se dá voz às reflexões/opiniões de Heloísa Ramos, autora do livro escolar brasileiro Por Uma Vida Melhor, e da linguista portuguesa Margarita Correia sobre questões como: Será aceitável admitir, como aconteceu recentemente no Brasil, que o registo popular (do tipo: "Nós pega o peixe" ou "nós vai") esteja também correcto, embora violando as normas da gramática do registo culto?  O «falar correcto» é uma forma de discriminação social e política? E a escola deverá reconhecer como válida a diversidade de variantes linguísticas, como se defende no livro?

* Hora oficial de Portugal continental

2. Neste tempo de crise em que «o  pagamento a dívida assume um papel central», um novo termo emerge — dividocracia — para representar uma realidade protagonizada pelo governo, pelo Estado, neologismo comentado por Paulo J. S. Barata na rubrica O Nosso Idioma.

3. O uso correcto do léxico — de gentílicos pouco conhecidos (de Hadramaute ou Hadramute, região do Sul da Arábia); da terminologia editorial ou gráfica (a expressão «no prelo»; do advérbio abaixo ou «a baixo» e gramaticamente ou gramaticalmente; do verbo desencaroçar ou descaroçar; do plural dos compostos de dois substantivos — e da ortografia (fuzil, o afiador de facas) dominam as respostas da actualização do consultório.

Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível também no Facebook.