A Comunidade de Países de Língua Portuguesa deve ter uma «existência real com acções concretas», declarou Pepetela, sugerindo que aquela instituição se limita a promover reuniões e colóquios.
Sem fazer referência à CPLP, mas apelando também para uma acção concreta de promoção da língua, Gonçalo M. Tavares, em entrevista ao Diário de Notícias, faz notar que «mais importante do que estarmos constantemente a dizer “fomos um povo heróico” é dizer que essa heroicidade dos nossos antepassados gerou uma coisa que hoje tem de ser protegida e pode ainda crescer: a expansão da língua portuguesa».
Cf. Seixas da Costa diz que CPLP não funciona e que Brasil não se empenha na organização
Deixamos, neste dia, alguns anúncios de relevo:
• a 2.ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto – GRATO 2011 – terá lugar nos dias 9 e 10 de Setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. Toda a informação sobre a conferência pode ser consultada aqui.
As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam no dia 12 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.