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Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

O ensino não universitário do português no estrangeiro vai sofrer grandes cortes, sobretudo no ensino paralelo, ou seja, nas aulas que são ministradas fora do horário regular dos alunos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que tem a tutela desta área de ensino, pretende solucionar a procura do serviço através de contratação local e da modalidade de b-learning.

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Na atualização deste dia, chamamos a atenção para perguntas que invocam anteriores respostas, a saber:

• Quando o sujeito é realizado por dois elementos coordenados pela conjunção ou, como se faz a concordância?
A concordância com o sujeito «ou eu ou tu»
Concordância com «um ou outro»

• Quando é que as formas pronominais de complemento direto devem assumir as formas -lo( a)/ -no( a)?

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O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, na abertura do debate sobre proteção de civis em conflitos armados, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no dia 9 p. p., invocou argumentos fortes na defesa da promoção de defesa da língua portuguesa no mundo. Desde o início do seu primeiro mandato que Cavaco Silva se tem manifestado a favor da elevação do português a língua oficial da ONU.

Ver também: Português merece há muito o estatuto de língua oficial da ONU – Cavaco Silva.

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A Faculdade de Ciências e Letras da UNESP elaborou o primeiro Dicionário Histórico do Português do Brasil. O dicionário baseia-se em 32 358 documentos históricos (do séc. XVI ao séc. XVIII), sendo o primeiro a Carta de Pêro Vaz de Caminha. Cada verbete apresenta as alterações de grafia ao longo destes séculos e, mais interessante ainda, dá a definição à luz dos contextos patentes nos documentos-fonte.

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Uma equipa de linguistas suecos e americanos, da área da linguística computacional, aplicou técnicas de tradução automática para decifrar um dos códigos mais difíceis, o do Copiale Cipher, um manuscrito de 105 páginas, que parece datar do final do século XVIII. O volume contém 75 mil caracteres, numa desconcertante mistura de símbolos misteriosos e letras romanas.

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No dia 17 de novembro, terá lugar o seminário Ciberescola da Língua Portuguesa: autonomia e complementaridade no ensino-aprendizagem de PLE com transmissão síncrona na Internet. O seminário está integrado na nova série de webinars da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGIDC e será dirigido por Ana Martins, cocoordenadora do projeto Ciberescola da Língua Portuguesa. As gravações de todos os webinars estão disponíveis aqui.

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Decorrerá, entre 10 e 12 de julho de 2012, no King’s College London, Londres, Reino Unido, a 4.ª Conferência de Linguística Cognitiva. Está aberto o prazo para submissão de resumos.

A linguística cognitiva é uma área da linguística que considera a língua natural como uma enformação de conceitos e espaços mentais e a faculdade da linguagem como inseparável das restantes funções da cognição.

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Já aqui temos dado merecido destaque ao trabalho do linguista Sírio Possenti, professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na divulgação da linguística descritiva. Não poderemos agora deixar de assinalar a estreia da sua nova rubrica, Palavreado, no Ciência Hoje. O tom está dado nesta nota informativa: «A verdade, resumida a regras que caracterizam "erros" e "acertos", residiria numa gramática que, a rigor, ninguém leu.»

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Destacamos neste dia a breve reportagem, no Ciência Hoje, sobre Isabel Trancoso, investigadora do INESC-ID, com trabalho de relevo no âmbito da produção de ferramentas e recursos sobre língua portuguesa (síntese, reconhecimento de fala e tradução): «Todas as tecnologias da língua podem ser utilizadas para desenvolvermos métodos de ensino completamente diferentes dos habituais. (...) Temos de fazer programas para os incentivar, jogos, e todas as tecnologias da língua podem ser utilizadas para tornar mais apelativo o processo de aprendizagem», alerta a investigadora.

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A equipa da Universidade Fernando Pessoa-Universidade Virtual, liderada pelo prof. dr. Pedro Reis, colaborou com o Ciberdúvidas na criação e no desenvolvimento de conteúdos educativos digitais sobre língua portuguesa para a plataforma Ciberescola da Língua Portuguesa. A participação de instituições de ensino superior no desenvolvimento deste novo projeto do Ciberdúvidas é de valor inestimável, dado que a qualidade dos serviços aqui prestados depende diretamente da competência e do valor académico das pessoas que nele participam.

Cf.: Fernando Pessoa: 10 das melhores frases do génio