1. Há palavras que, sem outros recursos gramaticais, têm um sentido superlativo inerente, salientando coisas, animais ou pessoas e as suas qualidades. Colhem-se vários exemplos entre locuções, substantivos e adjetivos, muitos a marcarem uma avaliação positiva (por vezes, com o seu quê de irónico): monstro sagrado, ás, colosso, piramidal, pujante. Entre as novas perguntas do consultório, comentam-se dois vocábulos desse tipo – menino-prodígio, «criança muito talentosa ou muito inteligente»*, e fora de série, «muito bom, extraordinário» – a propósito de ortografia e do seu uso no plural. Outras questões não menos importantes:
– Como se faz a concordância verbal com expressões como «quatro em cinco jovens»? No singular, ou no plural?
– Se se diz «faz-se o trabalho», será possível pronominalizar «o trabalho» e obter «faz-"so"»?
– E avulso é palavra invariável, ou concorda em género e número?
* Na imagem, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que aos cinco anos já maravilhava os salões europeus com o seu talento musical (retrato da autoria de Pietro Antonio Lorenzoni, c. 1763, e pertencente ao Museu Mozart em Salzburgo).
2. Entre acontecimentos já ocorridos ou anunciados que digam respeito à língua portuguesa, o realce vai para:
– a proclamação da Academia Angolana de Letras em Luanda, em 15/09/2016 p.p., uma entidade criada para «[...] a dignificação das Línguas Nacionais, da Literatura e dos Estudos Sociais Nacionais, honrando o génio criador e inventivo do Homem Angolano» (mais no "Manifesto da Academia Angola de Letras", em 7/07/2016);
– a realização do XXVI Colóquio da Lusofonia, um encontro organizado pela Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (impulsionada por Chrys Chrystello) entre 28 de setembro e 2 de outubro p. f., na Lomba da Maia (São Miguel, Açores).
3. Sobre os programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública de Portugal:
– O Língua de Todos de sexta-feira, 16 de setembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 17 de setembro, depois do noticiário das 9h00*), tem por tema o uso correto da língua numa conversa com Manuel Matos Monteiro, autor do Dicionário de Erros Frequentes da Língua.
– No Páginas de Português de domingo, 18 de setembro (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), o convidado é o tradutor e professor universitário Marcos Neves, que fala do seu livro Doze Segredos da Língua Portuguesa e de alguns mitos à volta da história e do bom uso do português.