1. Regressam as atualizações do consultório com uma pergunta sobre a arte literária de Gil Vicente, mais especificamente sobre dois versos da Farsa de Inês Pereira: que figuras de estilo podem ser identificadas em «antes lebre que leão/antes lavrador que Nero»? Três outras questões focam aspetos do funcionamento da norma:
– Juntando o prefixo neo- ao adjetivo rural, como se escreve a palavra derivada: "neo-rural", ou "neorrural"?
– «Fazer que haja alegria», «fazer com que haja alegria»? O que é melhor?
– Qual é a frase correta: «eles não têm nada que vestir», ou «não têm nada que vestirem»?
Uma última dúvida diz respeito a um fenómeno detetável em várias línguas, incluindo o português: o que será a harmonia (ou harmonização) vocálica?
2. Temas da presente semana dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:
– no Língua de Todos de sexta-feira, 29 de abril (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 30 de abril, depois do noticiário das 9h00*), Sandra Duarte Tavares, colaboradora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, esclarece várias dúvidas: por exemplo, em «ele avisou-nos de que iria sair mais tarde», o verbo avisar deve ou não ser usado com a preposição de antes do que?
– no Páginas de Português de domingo, 1 de maio (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*) põe em foco o Projeto de Cursos de Português Língua Não Materna a Distância da Ciberescola, o qual assenta num processo de cooperação institucional e educativa entre o Ministério da Educação e Ciência de Portugal, através da Direção-Geral da Educação, a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa/Ciberescola da Língua Portuguesa e os agrupamentos de escolas participantes. Este projeto-piloto de inovação educativa visa a disponibilização de cursos direcionados a alunos cuja língua materna não é o português e que não estão a usufruir de medidas educativas adequadas nesta área; propõe, portanto, um ensino especializado na área da aprendizagem do português, conducente não só à promoção da qualidade educativa, como ao desenvolvimento da formação tecnológica e digital dos alunos envolvidos, com vista ao seu sucesso escolar. O Páginas de Português conversou o diretor-geral da Educação, José Vítor Pedroso.
* Hora oficial de Portugal continental.