As novas questões abordadas no consultório focam os empréstimos linguísticos, a etimologia e a relação entre sintaxe e semântica. Assim, pergunta-se:
– Donde vem o termo boccia – ou bocha, aportuguesando –, designação quer de um jogo popular italiano quer de um moderno desporto paraolímpico?
– Qual será a etimologia do adjetivo ubíquo, do nome próprio Arnaldo e do termo iode?
– E como contornar a ambiguidade de uma frase como «ele não foi à aula porque estava com preguiça»?
Na rubrica Diversidades, disponibiliza-se um trabalho publicado no jornal português Expresso, da autoria dos jornalistas Joana Beleza e Pedro Santos Guerreiro, sobre o legado de Amadeu Ferreira, uma das figuras mais ativas na defesa do mirandês, a cujo falecimento, em 1 de março p. p., já fizemos ampla referência.
Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, alunos e professores de Português (língua materna e língua não materna) encontram recursos didáticos de acesso gratuito; e os alunos estrangeiros podem também inscrever-se em cursos individuais (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.
Reiteramos o apelo SOS Ciberdúvidas, dirigido a quantos procuram este serviço para conhecer, esclarecer e debater toda a diversidade de tópicos que as normas e o uso da língua portuguesa oferecem. Agradecemos, desde já, todos os contributos que os consulentes entendam enviar-nos, pedindo-lhes o favor de seguirem as instruções indicadas aqui.