A aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal continua a dar que falar, com recentes tomadas de posição a favor da sua «suspensão imediata» pelo novo Governo PSD/CDS. Com uma resposta, já, do respetivo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, em declarações à agência Lusa: «Vamos prosseguir o trabalho de implementação, porque é um caminho sem retorno.» Na decorrência, aliás, do que, sobre este tema, está consignado no Programa do XIX Governo Constitucional de Portugal (págs.126-127).
Recorde-se que, em 9 de Dezembro de 2010, ainda na vigência do Governo de José Sócrates, foi aprovada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 sobre a entrada em vigor do Acordo Ortográfico em Portugal. Aí se determina a sua aplicação nos ensinos básico e secundário português no ano lectivo de 2011-2012, a partir de Setembro deste ano, e, depois de 1 de Janeiro de 2012, em todos os demais serviços, organismos e publicações oficiais do Estado português, incluindo o Diário da República.
Lusa, RTP e vários jornais e publicações, como os do grupo Impresa ou o diário desportivo Record, Universidade Lusófona e Portugal Telecom (PT) são algumas outras entidades que já começaram a reger-se conforme as novas regras da ortografia do português.
Cf. Acordo Ortográfico em vigor em Portugal desde 13 de maio de 2009 + O tratado internacional vinculativo do Acordo Ortográfico + Acordo Ortográfico nas escolas portuguesas em setembro de 2011 e três meses depois nos demais organismos do Estado + Novamente a posição do Ciberdúvidas quanto ao Acordo Ortográfico + Ainda o Ciberdúvidas e o Acordo Ortográfico
Com a crise grega na ordem do dia, uma viagem sobre a antiga e tão profícua influência do grego na língua portuguesa é feita na emissão de Língua de Todos (da próxima sexta-feira, dia 1 de Julho, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*), através de uma conversa com o editor executivo do Ciberdúvidas, Carlos Rocha.
Três temas são objecto do programa Páginas de Português de domingo, 3 de Julho, às 17h00*, na Antena 2: o reforço dos laços de cooperação, académicos e linguísticos, entre Portugal, Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa; a diferença entre de mais e demais; e, por último, a revelação da carta premiada do mês, em colaboração com os CTT – Correios de Portugal.
Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.
* Hora oficial de Portugal continental.
A etimologia, a homofonia nas formas verbais, a particularidade de alguns particípios passados, a classe de que numa frase interrogativa indirecta, a regência de gostar numa frase relativa, o léxico (natural de Setos, Beira Alta, Portugal), a semântica em texto poético, a sintaxe (caso de predicação secundária) e a ortografia (relativa aos prefixos pré- e pre-) destacam-se como temas das respostas da actualização do consultório.
Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível no Facebook.