Classificar a derivação no Dicionário Terminológico (TLEBS revista)
Como é que ficam os processos de derivação na TLEBS? Divide-se em derivação por prefixação, derivação por sufixação e derivação parassintética?
Sobre o Dicionário Terminológico (ex-TLEBS)
O Dicionário Terminológico, para consulta online no site da DGIDC, não apresenta o conceito de modificação nos processos regulares de formação de palavras. Não apresenta, da mesma forma, uma noção para derivação, não se percebendo claramente qual o entendimento relativamente aos prefixos e sufixos que não implicam alteração das características gramaticais da forma de base/palavra a que se juntam... É aceitável o tratamento de todos os casos de afixação como casos de derivação?
Grato pela atenção.
Sobre os quantificadores na TLEBS/Dicionário Terminológico 2008
Com a revisão de Setembro de 2007 da TLEBS, verificou-se o desaparecimento de algumas classes de quantificadores: indefinidos, relativos e interrogativos. Verifiquei, igualmente, que surgiram os quantificadores existenciais. Para além disso, surgiram os determinantes indefinidos e desapareceram os quantificadores indefinidos. Poder-me-ão ajudar?
Fico antecipadamente grata pelo esclarecimento.
«... com ninguém» (tradicionalmente e segundo a TLEBS)
Na frase «Nunca o Silvestre tinha tido uma pega com ninguém», «com ninguém» sintacticamente é o quê? Tradicionalmente e segundo a TLEBS.
Continuação do bom trabalho.
Análise sintáctica de frase (de acordo com a TLEBS)
Gostaria de ver analisada sintacticamente, de acordo com a TLEBS, a seguinte frase:«Pelas serras foi dado o brado de alerta aos camponeses.»Grata pela atenção.
Nomes próprios na TLEBS
Poderemos classificar os nomes próprios de contáveis/não contáveis, concretos/abstractos? Dou o exemplo de Maria, que é um nome próprio, humano animado, é também contável e concreto? Quando o nome amizade está no meio da frase com maiúscula, como o classificamos?
TLEBS e as conjugações/vozes
Pelo que percebo da TLEBS, as noções de conjugação pronominal, pronominal reflexa e pronominal recíproca não sofrem alterações relativamente à gramática tradicional, não é? Ou seja, a conjugação pronominal é aquela em que as formas verbais se associam a pronomes pessoais átonos (“o”, “a”, “os”, “as”, “me”, “te”, “se”, “nos”, “vos”, “lhe”, “lhes”) quer seja na voz activa («eu dou-lhos») quer seja na voz passiva («eles foram-me dados»). Entendi bem a questão? Por outro lado, continua a ser correcto dizer que «conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes» (Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 385)? Isto porque me parece que a voz deixou de ser contemplada na TLEBS como categoria da conjugação. Desde já agradeço toda a atenção dispensada às minhas questões.
Nomes próprios (TLEBS)
De acordo com a TLEBS, os nomes próprios são considerados na subclasse dos nomes concretos ou nomes abstractos?
TLEBS – Composição morfológica
Agradecia que me informassem sobre como se classificam as palavras que enumero a seguir. Agora na TLEBS são formadas segundo a composição morfológica ou são palavras lexicalizadas? pica-pau clarabóia sal-gema afro-deputado águas-furtadas passaporte corrimão pontapé madrepérola madressilva varapau bloguesfera fogo-fátuo. Muito obrigado.
“Um olhar sobre a TLEBS” + Portal da Língua Portuguesa
1. A Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), que está a ser adoptada em Portugal, continua a gerar viva polémica. São disso prova os 14 novos textos que juntámos a outros já colocados nas Controvérsias. Como já dissemos, continuaremos a recolher e a disponibilizar os textos publicados na imprensa sobre este assunto. 2. Ainda sobre a controvérsia da TLEBS, aconselhamos a leitura de “Um olhar sobre a TLEBS”, um texto da nossa consultora Edite Prada. Recomendamo-lo, porque, organizando o confronto da TLEBS com a antiga Nomenclatura de 1967, permite ajuizar melhor da oportunidade da nova terminologia, bem como compreender a dimensão das mudanças agora introduzidas. 3. Assinalamos ainda o aparecimento de mais um novo recurso em linha, o Portal da Língua Portuguesa, através do qual se disponibilizarão não só a TLEBS, mas também o Formulário Ortográfico de 1943 e o Acordo de 1945, que ainda vigoram no Brasil e em Portugal, respectivamente – com a enorme vantagem de possibilitar a consulta através de pesquisa. 4.Como sempre, actualizámos várias rubricas: Montra de Livros, Pelourinho, Correio, Notícias Lusófonas. 5. Para terminar, deixámos em linha 57 novas respostas, que poderão ser consultadas nas Respostas de Hoje e nas Respostas Anteriores.
