DÚVIDAS

O significado de «andar à maluta»

Desde sempre ouvi a expressão popular «andar à maluta com» com o significado de «brigar», entrar em conflito com algo ou alguém. Eu próprio me habituei a usá-la com alguma frequência. No entanto, não encontro a palavra maluta em nenhum dicionário de português e sou levado a pensar que se trata de alguma confusão ou equívoco da minha parte, que se foi enraizando.

O mesmo acontece com a expressão «às pijelhas», ou «pigelhas», não sei. Com o significado de fazer «às prestações», «a pouco e pouco».

Será que me podem esclarecer sobre estas duas expressões?

Obrigado.

Resposta

Maluta significa o mesmo que luta (cf. Cândido de Figueiredo, Novo Diccionario da Lingua Portuguesa, 1913, disponível no Dicionário Aberto), portanto, «andar à maluta» é efetivamente o mesmo que «brigar», «andar à bulha», «zaragatear» ou «andar à zaragata» (ver também o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e o Dicionário de Falares das Beiras, de Vítor Fernando Barros).

Não encontro fontes dicionarísticas que atestem a expressão «às pigelhas», sobre cuja ortografia também não posso pronunciar-me justamente por não dispor sequer de elementos sobre a sua etimologia. Seja como for, fica aqui o registo desta pitoresca locução.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa