O Dicionário Prático de Regência Verbal (São Paulo, Ática, 2003), de Celso Luft, dá-nos as seguintes indicações sobre a sintaxe do verbo omitir:
– como transitivo direto, o que significa que seleciona um complemento direto, pode ocorrer de duas formas: omitir + nome/substantivo ou pronome [omitir factos; omiti-lo] e/ou omitir de + infinitivo [Omiti de fazê-lo].
Nestes casos, é usado com o valor de «deixar de fazer, dizer ou escrever; não mencionar», «deixar em esquecimento; preterir; postesgar (alguém»), «deixar de lado; passar por cima de (palavras, páginas). Exemplos:
«Omitir nomes.»
«Omitir factos.»
– como transitivo direto pronominal — omitir-se em —, com o sentido de «não atuar, não se manifestar quando devia fazê-lo; revelar omissão». Exemplos:
«Não se omita na eleição.»
«Um caso em que ele se omitiu.»
Por sua vez, o Dicionário Gramatical dos verbos Portugueses, da Texto Editores (2007), apresenta os seguintes regimes do verbo omitir:
– como transtivo direto [Grupo nominal (sujeito) + Verbo + Grupo nominal (Compl. direto)], podendo significar:
a) «não mencionar». Ex.: «A funcionária omitiu a verdade.»
b) «colocar de lado». Ex.: «Na análise apresentada, a aluna omitira várias passagens do texto.»
– como transitivo direto e indireto — GN (sujeito) + Verbo + GN (Compl. direto) + GP[a] (Comp. indireto) e GN (sujeito) + Verbo + GN (Compl. direto) + GP[de] (Comp. preposicional), com o valor de «não mencionar». Exemplos:
«O Arguido omitiu certos dados ao advogado.»
«O estudante omitira um autor das referências bibliográficas.»
– como verbo pronominal, significando «abster-se». Ex.: «O coordenador não pode omitir-se da cientificidade da obra.»
Por outro lado, O Dicionário Sintático de Verbos Portugueses (Coimbra, Almedina, 1994), de Winfried Busse, apresenta três estruturas/propriedades sintáticas do verbo omitir:
– Nome + Verbo + Nome: «O comunicado omitiu os nomes das pessoas envolvidas.»
– Nome + Verbo + Frase: «A testemunha omitiu que estivera em casa do réu.»
– Nome + Verbo + Infinitivo: «A testemunha omitiu ter estado em casa do réu.»