Os critérios enunciados pelo consulente são claros e fazem todo o sentido. Só tenho dúvidas quanto a eles serem definidos tal como se pretende generalizá-los no ensino básico e secundário em Portugal. Pelo sim, pelo não, recordo a definição dos termos frase, oração e período no Dicionário Terminológico:
frase: «Enunciado em que se estabelece uma relação de predicação, que contém, no mínimo, um verbo principal, podendo ainda incluir elementos como o sujeito, complementos seleccionados, predicativos e eventuais modificadores.»
oração: «Designação tradicional para os constituintes frásicos coordenados e subordinados contidos em frases complexas.»
período: «Cada uma das partes constituintes de um parágrafo, caracterizada por conter uma ou mais frases simples ou complexas e por ser delimitada por ponto final, de interrogação, de exclamação ou reticências.»
Trata-se de termos que não se enquadram todos na mesma linha de análise. Frase e oração são termos da análise sintáctica (secção B4), enquanto período se insere na rubrica dedicada à representação gráfica (secção E, subsecção E.3).