Antes de mais, agradecemos o seu contacto, é um prazer ajudar, sempre que possível. Contudo, é necessário que saiba que o que nos pede exige um trabalho alargado, que não nos cabe a nós realizar. A classificação que apresentamos abaixo é incompleta, e requer, por isso, uma consulta mais aprofundada, que pode ser feita através da pesquisa e da comparação de várias obras (gramáticas e dicionários), pois, como sabe, certos termos e definições variam de obra para obra.
Analisemos, então, os elementos que compõem a frase que nos enviou:
«Lépido, filhote de Valente, um indômito de quatro anos, estava ontem deitado no pasto, sem sela, relinchando, quando foi laçado.»
Lépido (Nome Próprio/Sujeito/Posicionador)1
filhote + de + Valente (substantivo + preposição + nome próprio/aposto do sujeito/posicionador)
um + indómito + de + quatro + anos (artigo indefinido + adjectivo + preposição + numeral + substantivo/aposto do sujeito/posicionador)
estava (verbo estar na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito/predicado estativo)
ontem (advérbio de tempo/complemento circunstancial de tempo)
deitado (adjectivo/particípio passado do verbo deitar/predicativo do sujeito)
no + pasto (contracção da preposição em com o artigo definido o + substantivo/complemento circunstancial de lugar onde/locativo)
sem + sela (preposição + substantivo/complemento circunstancial de modo)
relinchando (gerúndio do verbo relinchar/predicado)
quando +foi + laçado (advérbio de tempo + verbo ser na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito + particípio passado do verbo laçar/complemento circunstancial de tempo)
1 A classificação é feita pela seguinte ordem: classificação categorial/classificação sintáctica/classificação semântica.