DÚVIDAS

Uso dos demonstrativos esse e este, outra vez

Temos aqui uma dúvida sobre o uso de um pronome. O título do material diz: «Água. Se nesse assunto você tem dúvidas, nós temos soluções.»

A revisora insiste que o pronome correto seria neste, e eu concordo com ela. O diretor de criação insiste que seria nesse, e a especialista do Telegramática confirmou, com o argumento de o tema (água) ter sido citado antes, o que justificaria o nesse ao invés do neste.

Não estou convencida de o simples fato de a palavra ter sido escrita antes ser suficiente para mudar o pronome, sendo a água o único assunto tratado em todo o documento, não havendo um comparativo entre ela e outro assunto para determinar os pronomes.

Quem de nós está certo?

Obrigada desde já!

Resposta

Qualquer pronome, na maioria dos casos, é usado apenas porque antes se indicou o nome que lhe serve de referente. Para além disso, os demonstrativos este, esse e aquele, sempre que há necessidade de usar mais do que um em sequência textual, indicam uma ideia de distanciamento progressivo, indicando este, o último aspecto que foi focado; esse, o penúltimo, e aquele, o mais distante, como se exemplifica em (1):

(1) «A água, a luz e a terra, são elementos vitais, esta porque nos sustenta, essa porque nos ilumina, e aquela porque nos dá vida.»

Esta ideia de distanciamento ocorre também para indicar espaço físico, ou seja, a distância relativa a que os objectos estão de quem fala:

(2) «Os três livros que estão na mesa são interessantes. Já li este, estou a ler esse e quando acabar leio aquele.»

Quando o pronome ocorre isolado, o mais frequente, e o aconselhado em Portugal, é recorrer a este. Acontece que no Brasil parece haver uma clara preferência pelo pronome esse em detrimento de este, no mesmo contexto.

A discussão que vos divide é, pois, uma questão de serem uns mais “tradicionais” do que outros, ou seja, de uns ainda aceitarem como mais adequada uma forma — o recurso a este — que outros já não aceitam.

A solução tem de passar por um compromisso e ter em conta o estilo geral do texto.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa