Não há uma regra, mas sim todo um conjunto de procedimentos, de maior ou menor complexidade conforme o domínio que se tem da língua, que a seguir sintetizamos.
Na passagem do discurso directo para o indirecto é necessário utilizar verbos introdutores do discurso. Os principais são:
Declarativos: dizer, afirmar, declarar, comunicar, exclamar, proferir, responder...
De inquirição: perguntar, interrogar, pedir...
De opinião: acreditar, crer, julgar, considerar, achar, pensar...
Declarativos de ordem: ordenar, prometer...
De sentimento: desabafar, lamentar, lastimar...
Interactivos: começar, continuar, acrescentar, atalhar...
É também necessário fazer alterações nas categorias verbais (modo, tempo e pessoa), nos pronomes, nos determinantes e nos advérbios:
DISCURSO DIRECTO |
DISCURSO INDIRECTO: verbo declarativo ou de inquirição (dizer, perguntar, responder, pedir, ordenar...) |
Tempos e modos Presente Perfeito Futuro do Indicativo Futuro do Conjuntivo Modo Imperativo |
Tempos e modos Imperfeito Mais-que-Perfeito Condicional Imperfeito do Conjuntivo Modo Imperativo |
Pessoa gramatical (Verbos, pronomes pessoais, pronomes e determinantes possessivos): 1.ª ou 2.ª pessoa |
Pessoa gramatical (Verbos, pronomes pessoais, pronomes e determinantes possessivos): 3.ª pessoa |
Demonstrativos Este, esta, isto Esse, essa issso |
Demonstrativos Aquele, aquela, isto
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Advérbios de tempo Agora, já, imediatamente, hoje, ontem, na véspera, amanhã, logo |
Advérbios de tempo então, naquele momento, logo, naquele dia, no dia anterior, no dia seguinte, depois |
Advérbios de lugar aqui cá |
Advérbios de lugar ali, além, acolá lá
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Vocativo |
Desaparece ou passa a complemento indirecto da oração subordinante |
O discurso directo é marcado pelo parágrafo (quando o locutor muda), pelo travessão ou aspas e, algumas vezes, pelos dois pontos. Podem ser mantidas interjeições, frases de tipo exclamativo, vocativos, uso afectivo dos determinantes, vocabulário e frases próprias da oralidade.
Ex: «- Você ainda devia era pagar para estar aqui! Aqui num estúdio de televisão, a aparecer depois no ecrã quando o programa for para o ar, a ser visto pelos seus amigos… Quanto é que isto não vale?
Na passagem do excerto para o discurso indirecto, procede-se às reformulações necessárias:
«Ele exclamou que o rapaz ainda devia pagar para estar ali. Ali num estúdio de televisão, a aparecer depois no ecrã quando o programa fosse para o ar, a ser visto pelos seus amigos. Perguntou quanto era que aquilo não valia.»
(Adaptado da gramática Saber Português hoje, de Luísa Oliveira e Leonor Sardinha, 2ª. Ed., Didáctica Editora, Lisboa, 2005, pág. 155 a 157)