A transposição para o discurso indirecto da frase «A bebida que me deram pôs-me completamente tonto.» poderá originar qualquer destas frases:
1.ª- «Ele diz que a bebida que lhe deram o pôs completamente tonto.»
2.ª- “Ele disse que a bebida que lhe tinham dado (= deram) o pusera (= tinha posto) completamente tonto.»
3.ª- «Ele dizia que a bebida que lhe tinham dado (= deram) o pusera (= tinha posto) completamente tonto.»
Como se verifica, esta transposição exige a modificação de certos elementos do enunciado. Vou referir os que ocorrem nesta frase.
1. No caso desta frase, no discurso indirecto, ela é introduzida por um verbo declarativo: dizer, afirmar, referir, indicar, confessar, responder, etc.
2. Se se utilizar o verbo introdutor no presente do indicativo («ele diz»), o tempo dos verbos da frase a ser transposta mantém-se («deram», «pôs»).
3. Se se utilizar o verbo introdutor no pretérito perfeito ou no pretérito imperfeito («ele disse», «ele dizia»), o tempo dos verbos da frase a ser transposta, como estavam no pretérito perfeito («deram», «pôs»), passa para o pretérito mais-que-perfeito. Esse pretérito mais-que-perfeito pode ter a forma composta («tinham dado», «tinha posto») ou a simples («deram», «pusera»).
3.1. O tempo verbal é o mais-que-perfeito, pois traduz uma acção pretérita anterior à acção pretérita do verbo introdutor.
4. O pronome na 1.ª pessoa (“me”, de «me deram»), com a função de complemento indirecto, passa para a 3.ª pessoa (“lhe”).
5. O pronome na 1.ª pessoa (“me”, de «pôs-me»), com a função de complemento directo, passa para a 3.ª pessoa (“o”).
6. O pronome clítico “o” precede o verbo, passando, pois, a uma posição proclítica. No discurso directo, a forma de 1.ª pessoa desse pronome (“me”, de «pôs-me») ocorria em posição enclítica, ou seja, depois do verbo, já que ocorria numa oração principal («A bebida pôs-me...»). Na transposição para o discurso indirecto, esse pronome, agora na 3.ª pessoa (“o” de «o pôs»), passa para uma posição proclítica, ou seja, antes do verbo, pois ocorre numa oração integrante: «[Ele diz] que a bebida o pôs completamente tonto.».