Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Arlete Rosa del Boni Podóloga São Bernardo do Campo, Brasil 8K

Vocês encontram algum significado para esta palavra na língua portuguesa?

Obrigada.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 4K

Eu e minha família tivemos a oportunidade de conhecer o maior parque aquático do Brasil, localizado nas proximidades de Fortaleza (estado do Ceará). Na verdade, as estruturas desse parque estão situadas no município de Aquirás. Aqui, pois, reside minha dúvida: é Aquirás, ou Aquiraz? Lá no distante Ceará só vi a forma Aquiraz, mas no último volume do famoso Dicionário Caldas Aulete há um vocabulário onomástico que traz a grafia Aquirás. Qual é a maneira correta? Qual é a regra (se existe) que define "ás" ou "az" nos topônimos?

Fico, como sempre, muito grato!

Ricardo Lemos Professor aposentado Matosinhos, Portugal 2K

«Lugar do Gatanhal», «Rua do Gatanhal» (freguesia da Santa Cruz do Bispo – Matosinhos).

Qual a origem do topónimo Gatanhal?

Carlos de Sousa Aposentado Guimaraes, Portugal 7K

Gostava de saber qual a origem do nome da rua de Guimarães que é a seguinte: Rua Val de Donas, sabendo que essa rua já era referenciada em 1268 e que nela existiu um convento, mas o porquê do termo val.

Aguardo vossa resposta.

Maria Roseira Cozinheira Lisboa, Portugal 3K

Qual a etimologia e o significado do nome próprio Rogélia?

João Simões Estudante Tomar, Portugal 18K

Qual a origem do nome Simões?

Diana Estrada Assistente dentária Santarém, Portugal 6K

Gostaria imenso de saber a origem dos meus apelidos Estrada e Rei.

Será que me podem ajudar? Agradecia imenso que satisfizessem esta minha curiosidade!

Teresa Nunes dos Santos Funcionária pública Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Nunes e Santos.

Álvaro José de Barros Lima Estudante Ipiaú, Brasil 7K

Minhas saudações. Qual, por gentileza, é a origem do nome Álvaro, dos sobrenomes Ferreira, Correia, Barros e Lima? Há possibilidade de serem de origem lusitânica?

Muito grato antecipadamente.

João Filipe Traquina Ferreira Comerciante Londres, Inglaterra 6K

Gostaria de saber se o apelido Traquina (família com origem em Évora de Alcobaça, Alcobaça) é de origem portuguesa, ou é apelido italiano tal como "reza" na tradição familiar.

Obrigado.