São corretas, ao mesmo tempo, as formas Oto/Otão, Nestor/Nestório, Vítor/Vitório?
Confirmais?
Gratíssimo.
Qual a origem do nome próprio Zenaida?
Gostaria de saber se são possíveis estas duas grafias para o(s) nome(s) próprio(s) supramencionado(s) e, se não, quais os critérios explicativos da opção preferível (etimologia?). Grata pela atenção.
No nosso idioma, a forma correta é "Leonor", ou "Leonora", ou "Eleonor", ou ainda "Eleonora"?
Caso haja mais de uma forma legítima, favor dizerem qual é a mais tradicional ou a que ocorre mais.
Muito obrigado.
Gostaria de saber realmente o significado do nome Petula.
Obrigado e que Deus abençoe...
Gostaria de saber o significado do meu nome, Francielly.
Será que existe relação entre os nomes Pedro e pedra? Parece que sim! Segundo uma pesquisa feita por mim, Pedro vem do latim Petru, que vem do grego Pétrus, que por sua vez teria como origem a palavra aramaica Cep(h)as, significando «rochedo». Assim sendo, e pesquisando o significado de rochedo, fui encontrando alguns, entre eles «rocha escarpada». Sendo rocha um rochedo ou penedo, tem esta última como sinónimos denotativos «pedra grande» e penhasco. Volto a questionar se a ideia de relacionar Pedro com pedra é possível e se poderíamos dizer que são ambas da mesma família, sendo uma masculina e a outra feminina.
Na estrada que liga Vila Nova de Santo André a Santiago do Cacém existe a Quinta dos Olhos Bolidos.
Qual o significado de Bolidos?
Não consigo encontrar este termo nos dicionários que consultei.
Obrigado.
O meu apelido é Paralvas, mas em nenhum local da Internet encontro a sua origem. Gostaria de perguntar se me podem dar informações sobre o meu apelido.
A minha questão é a seguinte: Existe no Douro uma quinta denominada Quinta do Tedo, uma vez que se situa na foz do rio Tedo.
Uns pronunciam "Tédo", outros pronunciam "Têdo".
Agradecia que me esclarecessem sobre a maneira correcta de pronunciar esta palavra.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações