A evolução histórica do topónimo Provença
Gostaria que me esclarecessem mais precisamente a evolução histórica da palavra topónima Provença, hoje um simples sítio existente na freguesia de Bairradas, Figueiró dos Vinhos. A palavra é utilizada ainda hoje pelos locais como Provença e Provência. José Pedro Machado localiza-a como Provença. A sua origem está na palavra latina Prudentia e as cartas militares actuais sinalizam a Ribeira da Prudência, um ribeiro que ali corre para o rio Zêzere.
A evolução da palavra Prudentia passou pela queda do [E] intervocálico, pela evolução de [TI] para [CI] e [Ç], da elevação do [U] para [O] fechado, do aparecimento da fricativa [V] para o lugar do que outrora tinha sido [D], (passando pssivelmente pela aspiração representada por [H], como também apresenta José Pedro Machado).
Agradecia que me fosse fornecida uma descrição linguística da evolução da palavra até ao estado Provença e Provência, localizando, se possível, no tempo as alterações fonéticas e gráficas verificadas.
Desde já, muito grato.
A origem e o significado do nome Rafael
Gostaria de saber de onde vem e qual o significado do meu nome, Rafael.
Grato.
O mago da corte do rei Artur
Qual a forma correcta de escrever, "Merlim" ou "Merlin", referindo ao mago da corte do rei Artur?
De Cezimbra a Sesimbra (Portugal)
Por que razão o topónimo "Cezimbra" se escreve hoje Sesimbra?
Muito obrigada.
Origem do apelido Justo
Qual é a origem do apelido Justo?
A origem dos topónimos Favariça, Cornaga, Gevim e Lousã (Portugal)
Do meu interesse imediato, são os topónimos. Assim: Favariça (lugar), Cornaga (lugar), Gevim (sítio) e Lousã (vila), todos desta vila, em Portugal.
Agradeço saber a origem dos mesmos.
O significado do apelido Nobre
Qual o significado do apelido Nobre?
O significado do apelido Novita
Gostaria de saber o significado do sobrenome Novita. Muito obrigado.
A origem e o significado do apelido Bandola
Qual a origem e o significado do apelido Bandola?
A raiz das palavras Imbelos, Certagem e Alvito
Pretendia saber a raiz das seguintes palavras (topónimos?): Imbelos, Certagem (ou Sertagem?) e Alvito, palavras que dão o nome a ruas e campos da freguesia em que resido (Lavra).