DÚVIDAS

«Um meio-soprano», ou «uma meio-soprano»?

«Pauline (Garcia) Viardot foi um notável meio-soprano que começou a compor ainda jovem», li no prospeto informativo da ópera-circo Cinderela de Viardot, levada à cena no Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa.

Pelo que vejo em anteriores  esclarecimentos no Ciberdúvidas , tratando-se de qualificar o timbre de voz em causa, a frase não levanta dúvidas. Teria de se empregar mesmo no masculino: «(...) um notável meio-soprano». Acontece, e essa é a minha dúvida subsequente, que não fica claro o sentido da frase: nela não se tratava, antes, de identificar a cantora propriamente? Nesse caso, não seria mais correto, então, usar meio-soprano no feminino (portanto, « (...) uma notável meio-soprano»)?

Resposta

A questão que levanta é pertinente, e o sentido é correto. De facto, se se tratar da voz (tiple) da cantora, o género é masculino. Se disser respeito à cantora, deveria estar no feminino, «uma notável meio-soprano». A dificuldade está na frase, que é ambígua, admitindo que possa dizer respeito à voz ou à cantora.

De notar que a questão não é pacífica, pois Vasco Botelho de Amaral afirma que ambos os casos podem estar no masculino (Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português, 1.ª edição, p. 1105, 2.º volume): «Não há erro nenhum em se usarem as palavras soprano e contralto no masculino com referência a senhoras ou a vozes femininas.» Por outro lado, o Dicionário Eletrônico Houaiss e o Dicionário Aulete Digital registam que é um vocábulo de dois géneros, para as duas situações.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa