O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, diz que a palavra soprano é um nome [substantivo] masculino, quando, em música, se trata do «tom de voz mais agudo de mulher ou de rapaz mais novo; tiple»; mas é um nome [substantivo] de dois géneros, sempre que se refere a «pessoa que tem essa voz». A palavra vem «do it[aliano] soprano».
Já o Aulete Digital considera a palavra soprano sempre adjetivo de dois géneros, dizendo que é, em música, «a mais aguda das vozes femininas, no canto lírico» ou «em algumas famílias de instrumentos musicais, diz-se de instrumento de tom mais agudo»; e trata-se, ainda, da «cantora que possui essa voz».
Sem se deter no gênero da palavra, a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, da Editorial Verbo, diz que soprano, termo da área da música, é «palavra de origem it[aliana] pela qual se designa a voz mais aguda do quarteto vocal, e tb. da tessitura fem., indo habitualmente a sua extensão do dó 3 ao dó 5».
Assim, «em relação a uma cantora», deve dizer-se «a soprano», embora qualquer referência ao «tom de voz mais agudo», que a caracteriza, seja dita no masculino: «o soprano».