Trajeto (do lat. trajectu, «passagem») e trajetória (do lat. trajectore, «o que atravessa») são por vezes utilizados como sinónimos, dependendo do contexto em que se encontram. No entanto, importa ressalvar que os dois termos não significam necessariamente o mesmo, sobretudo quando aplicados no domínio científico da física: o trajeto, de acordo com o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, é «1 – o caminho ou espaço que é preciso percorrer para ir de um ponto a outro, percurso; 2 – ato de percorrer esse espaço, viagem»; já a trajetória é a «linha descrita por qualquer ponto de um corpo em movimento, trajeto, órbita; 2 – linha descrita por um projétil depois de lançado; 3 – [sentido figurativo] percurso, caminho».
A título de exemplo, refira-se a trajetória aerodinâmica do Sol, da Lua, de um míssil ou até mesmo de um satélite (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa). Neste caso, e pegando no exemplo do míssil, não nos referimos ao ponto de onde o mesmo é lançado nem tampouco àquele onde o mesmo embate (o trajeto), mas, sim, à linha descrita por esse corpo em movimento (a trajetória). Portanto, não parece ser natural referir «o trajeto do míssil» quando aquilo que se pretende exprimir é o movimento descrito por este. O mesmo se aplica ao «trajeto do Sol» quando o que se pretende referir é a trajetória aparente do Sol ao redor da Terra.
Por outro lado, se aquilo que pretende referir é o percurso entre dois pontos, ou seja, o espaço linear a percorrer entre dois pontos separados, imagine Setúbal e Alcácer do Sal, aí o termo a aplicar será o trajeto, podendo (neste contexto e com o sentido de «caminho, percurso») de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, ser aplicado de igual modo a palavra trajetória. Contudo, ressalve-se que, em determinados contextos, não parece natural a substituição de um termo pelo outro. Por exemplo:
«No caminho para Alcácer do Sal parámos na área de serviço.»
«No trajeto para Alcácer do Sal parámos na área de serviço.»
? «Na trajetória para Alcácer do Sal parámos na área de serviço.»