Testemunhar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Testemunhar

Muitos parabéns pelo “site”…

A minha pergunta prende-se com a palavra “testemunhar”. Li algures no tempo que a origem viria da palavra “testículos”, por antigamente os homens (únicos que podiam testemunhar) apertarem os “ditos” quando prestavam juramento.

Gostaria de saber se é verdade!

Paula Alexandra Silva Portugal 4K

Consultando o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ficamos a saber apenas que testemunhar vem do latim "testemoniare", derivado de "testemoniu-", «testemunho, depoimento; prova», e que testículo vem do latim "testiculu-", «testículo; orquídea, planta», e não nos revela qualquer relação entre ambos os vocábulos. Já o brasileiro Deonísio da Silva, em A Vida Íntima das Palavras – Origens e curiosidades da língua portuguesa, dá-nos conta do seguinte a respeito de testículo: «Do latim testículo, pequena testemunha. O acto de nascer, entre os romanos, era presenciado por testemunhas. Se o nascituro fosse menino, a família tinha continuidade, já que seguia a ordem masculina. Tanto que as esposas passavam a pertencer à família do marido. Por tais motivos, passou a designar os órgãos sexuais masculinos situados sob o pênis.»

Rui Gouveia