DÚVIDAS

Terminações dos verbos: -guar, -quar

Sei que já foi citado algo sobre os verbos terminados em -guar e -quar, mas, por favor, tirem uma dúvida: quais os verbos terminados em -guar e -quar que recebem acento agudo no u dos grupos gue, gui, que, qui e em que contexto (tempo e modo verbal) isso acontece? Por favor, expliquem-me do ponto de vista da gramática brasileira.

Muito obrigado.

Resposta

Na literatura que tenho, verifiquei:

Terminação -guar.

Para o Brasil, o paradigma aguar tem trema nalgumas flexões (ex.: ágüe), mas nunca acento agudo no u. Quando as flexões são pronunciadas com acento tónico no u como em Portugal, há flexões com esta letra acentuada com agudo (agúe/s, agúem).

Para o Brasil, como para Portugal, o paradigma apaziguar tem acento agudo no u nas formas apazigúe/s, apazigúem.

 

Terminação -quar

 

Para o Brasil, o paradigma apropinquar tem trema no u nalgumas formas (ex.: apropínqüe, em Portugal sem trema), mas nunca acento agudo no u. Quando as flexões são pronunciadas com acento tónico no u como a variante em Portugal, há flexões com esta letra acentuada com agudo no u (apropinqúe/s, apropinqúem).

Para o Brasil, como para Portugal, o paradigma obliquar tem acento nas formas obliqúe/s, obliqúem.

NOTA:

No novo acordo, estas formas perdem todas o acento agudo no u. Penso que o critério é considerar que o grupo vocálico u-e, com u tónico, é um hiato e, portanto, as palavras em rigor são graves, não necessitando de acento gráfico, também porque terminam em e (ex.: parte) ou em nasal em (ex.: outrem).

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa