O grau dos adjetivos é formado por, tal como assinalam Rita Veloso e Eduardo Raposo no segundo volume da Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian), um conjunto de meios gramaticais (morfológicos, sintáticos e lexicais) que as línguas têm à sua disposição para exprimir, de formas variadas, os valores quantitativos atribuídos pelo adjetivo. Tradicionalmente, as gramáticas do português distinguem três graus: o grau normal, o grau comparativo e o grau superlativo.
Na análise das frases apresentadas pelo consulente, interessa prestar atenção a grau superlativo que serve para exprimir um valor elevado ou reduzido da propriedade representada pelo adjetivo. Regra geral, estes valores são expressos por advérbios de grau,sendo que normalmente o valor elevado é expresso por muito e o valor reduzido pelo seu antónimo pouco. Contudo, como se indica na Gramática do Português, página 1364, outros advérbios podem igualmente exprimir estes valores, como é o caso de: bastante, completamente, demasiado, duplamente, excessivamente, extraordinariamente, ligeiramente, nada etc.
Por conseguinte, considera-se, então, que as frases «um corpo completamente translúcido» e «alguns sapos bastante estranhos» têm os adjetivos translúcido e estranho no grau superlativo absoluto analítico.
Já em «Floresta Amazónica», o adjetivo amazónico trata-se de um adjetivo classificativo, que indica origem ou relação com a Amazónia. Não existe qualquer alteração de intensidade, razão pela qual se considera que o adjetivo se encontra no grau normal. Também em «marés enchentes», o adjetivo enchente, que caracteriza o tipo de marés, não é antecedido por advérbios ou processos comparativos. Assim, também se considera que este adjetivo está no grau normal. Note-se que estes dois adjetivos não são qualificativos e, por isso, não podem ser graduáveis, ou seja, não podem ocorrer em construções de grau.
Por fim, na construção «onda quase interminável», o adjetivo interminável é antecedido pelo advérbio quase, que introduz uma atenuação do valor pleno do adjetivo. Embora esse advérbio não intensifique, modifica o grau da qualidade, afastando-o da forma simples. Por isso, se pode considerar que estamos perante uma forma atípica do superlativo absoluto analítico, ainda que atenuado, dado que ocorre uma alteração na intensidade do adjetivo através de um advérbio.