Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre autotelia e "telia"

Gostaria de saber se podemos utilizar o termo "telia", para nos referirmos à função. Desdobrando o termo autotelia, obtemos os termos "auto" + "telia"; este último diz respeito à função de qualquer coisa (suponho). Será portanto correcto dizermos, sobre um determinado assunto, que qualquer coisa tem uma determinada "telia"? Se sim, devemos usar aspas no termo?

Muito obrigado pela vossa resposta.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 1K

Segundo o Dicionário Houaiss, autotelia signifca «propriedade de quem determina por si mesmo a finalidade dos próprios atos». Contudo, como palavra autónoma, não encontro dicionarizado o termo "telia", formado pelo antepositivo telo-, do grego télos,eos-ous, «fim, resultado, conclusão», e -ia, sufixo também de origem grega usado na formação de substantivos. A verificar-se a ocorrência de "telia", suponho que tenha uso especializado, pelo que deve assinalar-se como neologismo no começo de certo tipo de textos. Assim, no contexto de uma monografia, um ensaio ou um artigo científico, depois de devidamente justificado, o termo poderá ser usado sem aspas.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia