DÚVIDAS

Sobre a palavra inconstitucionalissimamente

Gostaria de saber quais são as vogais temáticas nominais e quais são os elementos mórficos da palavra inconstitucionalissimamente.

Resposta

Declare-se em primeiro lugar que anticonstitucionalissimamente é mais uma possibilidade morfológica do que uma verdadeira palavra em português, porque a base da derivação, o adjectivo constitucional não tem flexão de grau: não são, portanto, aceitáveis expressões como *«este texto é mais constitucional do que aquele» (comparativo de superioridade), *«este texto é o mais constitucional de todos» (superlativo relativo de superioridade), *«um texto muito constitucional» (superlativo absoluto analítico) ou *«um texto constitucionalíssimo» (superlativo absoluto sintético).

Apesar destas restrições, encaremos anticonstitucionalissimamente como uma palavra e façamos a sua análise morfológica. Deste modo, os elementos mórficos que a constituem são os seguintes:

[[in] prefixo [[[[constitucion] radical nominal (do latim constitutionis) [al [ø] índice temático ] sufixo ] adjectivo [issim [a] índice temático] sufixo ]adjectivo [mente] sufixo ] advérbio] advérbio

 

Relativamente à questão da consulente sobre quais são as vogais temáticas nominais presentes na forma inconstitucionalissimamente, importa salientar que o constituinte temático, sufixo que especifica a classe morfológica a que um dado radical pertence, nos adjectivos e nos nomes denomina-se índice temático, enquanto nos verbos tem o nome de vogal temática.

No português, os índices temáticos são -a (mala), -o (porco) e -e (pente). Há também palavras que não têm índice temático como parsal, paz.

No caso dos verbos, a classe temática toma o nome de vogal temática, que identifica o paradigma de flexão verbal a que os verbos pertencem: -ar, -er e -ir.

A palavra inconstitucionalissimamente, como formalmente é um advérbio, não tem índice temático. No entanto, na sua constituição tem presente o adjectivo inconstitucional (no seu grau normal), de índice temático ø, uma vez que o plural obriga à presença do sufixo -s e introdução de uma vogal epentética1 na posição de índice temático (conforme, inconstitucionais) e inconstitucionalíssima (no grau absoluto sintético) com índice temático –a.

1 A palavra epentético é o adje{#c|}tivo correspondente a epêntese, que é «intercalação de fonema não etimológico no interior de um vocábulo, por acomodação articulatória, eufonia, analogia etc. (p. ex.: lat. foedus,a,um > port. feo > feio; lat. stella > port. estrela; esp. cangrejo > port. caranguejo)»  (Dicionário Houaiss).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa