DÚVIDAS

Siglas

Como se forma o plural das siglas? Dobrar cada uma das letras parece-me exagerado (por exemplo: PPAALLOOPP); adicionar um 's' minúsculo no fim, incorrecto (PALOPs, ou ainda PALOP's)... Será melhor não assinalar o plural (os PALOP)? Agradeço a ajuda. E, já agora, parabéns pela iniciativa; pretendo utilizar esta página com frequência.

Resposta

As siglas, em regra, são invariáveis e vêm em maiúsculas só quando cada letra corresponda às iniciais das palavras que as compõem: os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), as ONG (Organizações Não-Governamentais). Mas: as Expo deste século. A excepção surge quando, por razões de estilo (nos jornais, por exemplo), a sigla é substantivada: «Os PSD's de Cascais». Em todo o caso, sempre que possível, é preferível em minúscula (caixa baixa, na gíria), entre aspas: «Um encontro cheio de 'vips'.» Para evitar essa doença conhecida da siglite…

 

 

CfAbreviaturas e símbolos, siglas e acrónimos (in "A Folha" – boletim da língua portuguesa nas instituições europeias)

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa