Remido e emérito - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Remido e emérito

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo acesso a consulta.

Dúvidas:

1 — Remido pode ser considerado um título honorífico, ou é uma condição (ou qualidade) que se alcança, atinge?

2 — No caso do emérito, esse pode ser considerado um título honorífico também?

3 — Nos casos em que o emérito e o remido ocorrem por tempo decorrido (permanência em uma determinada instituição), tempo esse estabelecido em regulamentos próprios dessa instituição, ainda assim serão títulos honoríficos?

Ficarei grato se me esclarecerem essas dúvidas.

Celso Muniz Rodrigues Engenheiro Rio de Janeiro, Brasil 7K

No caso de emérito, poderá tratar-se de um título honorifico, que se alcança por mérito, ou seja, por qualidades e feitos demonstrados ao longo de uma carreira por determinado período (variável de instituição para instituição), de uma arte, de um saber, etc. Quanto a remido, parece-nos existir certo equívoco, pois consultámos vários dicionários e vários corpora, sem que o sentido mencionado se aplicasse.

Vejamos, por exemplo, o significado dos dois vocábulos dado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

«Emérito, adjectivo, 1 que se aposentou e desfruta dos rendimentos e honras do emprego, 2 grande especialista em uma ciência ou arte; sábio, sublime, eminente, 2.1 diz-se de título universitário conferido a professor que, por seu saber, distinguiu-se ao ministrar determinada matéria. Etim. lat. emerìtus,a,um, part. pas. de emerère; ver merit-.»

«Remido, n adjectivo, que se remiu, 1 que foi libertado ou perdoado, 2 que se desobrigou de compromisso; quitado. Ex.: sócio r[emido]. Etim. part. de remir; ver -empt-; f.hist. sXIII reemir, sXIV rremijda, sXV remido, sXV remijdo, sXV rremydos.»

O Dicionário Aulete da Língua Portuguesa também não nos dá esse significado para remido, apenas para emérito:

«Emérito, 1. Que se destacou em atividade profissional, ciência, arte etc., ou que é de notório saber ou competência (jurista emérito). 2. Diz-se (como título universitário) de docente de notório saber que se destacou no ministrar de sua matéria (professor emérito) 3. Que se aposentou e goza os rendimentos e honras do emprego. 4. Fig. Que tem longa e ininterrupta prática de um hábito (leitor emérito) [F.: Do lat. emerìtus. Hom./Par.: emérito (a.), imérito (a.)].» 

«Remido, 1. Que, após remição, está isento de dívida ou culpa: remido do cumprimento da pena. 2. Resgatado, libertado: remido do cárcere. 3. Em clubes, diz-se de sócios isentos de pagar mensalidade (sócio remido). [F.: Part. de remir].»

Por fim, as entradas para os mesmos vocábulos apresentadas no Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa, de António de Morais da Silva, são as seguintes:

«Emérito, adj. Dizia-se, entre os Romanos, dos soldados que tinham feito longos e bons serviços. || Que tem longa e ininterrompida prática de uma ciência, de uma arte, profissão ou hábito.»

«Remido, adj. ep. p. de remir. Resgatado, liberto do cativeiro.|| Substituído por dinheiro.|| Libertado do poder alheio.|| Livre por dinheiro.|| Liberto (um bem, um domínio) de um ónus, pelo pagamento da sua importância.|| Salvo, livre das penas eternas.|| Compensado, indemnizado.»

Julgamos que fica claro o significado e o uso de cada um dos vocábulos e parece-nos que se distinguem bastante um do outro. No caso de remido, no último dicionário citado, menciona-se que poderá significar compensado, indemnizado, mas não título honorífico, como em emérito

Sempre ao dispor.

Ana Carina Prokopyshyn
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica