Pastó ou afegão (língua do Afeganistão) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pastó ou afegão (língua do Afeganistão)

Como é que se chama, em português, a principal língua do Afeganistão?
Costumo ver grafado em inglês «Pashto» ou «Pushtu». Segundo um americano que eu conheci, e que viveu um ano no Afeganistão, pronuncia-se na língua própria o que em português corresponderia a «pâ-chtô» (acentuado na última sílaba).

Carlos A. Duarte Estudante Coimbra 4K

Pastó é, como diz o seu amigo, a língua do Afeganistão, que também pode chamar-se mesmo afegão. Pertence esta língua indo-europeia ao ramo indo-irânico, e ao período moderno ou vernáculo da secção irânica. É a língua oficial do Afeganistão desde 1936, ao lado do persa, e fala-se também na parte ocidental do Paquistão. Conserva o carácter flexivo, tem sete vogais, duas semiconsoantes e acento fonológico; a ordem das palavras é: sujeito-objecto-verbo, adjectivo-substantivo; possui vocabulário comum com o persa (incluindo elementos do árabe), escreve-se com o alfabeto árabe e sinais suplementares e fala-se em três dialectos.

F. V. Peixoto da Fonseca
Áreas Linguísticas: Fonética; Ortografia/Pontuação