O termo recebolo é, a par de cebolo, reconhecido pelos falantes autóctones de Aveiro como designativo de uma planta específica («uma erva» que crescia «misturada com o junco»). Toda a pesquisa efe(c)tuada nos principais dicionários de referência em língua portuguesa se revelou infrutífera, não sendo nenhum destes termos atestado (recebolo nunca aparece; cebolo aparece em Dicionário. O Português Essencial, da Porto Editora, como sinó[ô]nimo de cebolinho, significando a planta da cebola antes da formação do bolbo). Tal fa(c)to leva-nos a colocar a hipótese de qualquer dos termos mencionados, no contexto de uso indicado na pergunta do nosso consulente (erva que cresce misturada com o junco, nas margens da ria de Aveiro), pertencer à gama dos nomes comuns ou vernaculares que coexistem, nas diversas línguas naturais, com os nomes científicos das plantas.
Estes nomes vernaculares têm como características genéricas o fa(c)to de variarem de região para região, de variarem ao longo do tempo e de serem aplicados a mais do que uma planta. Como as fontes de referência da taxonomia biológica são construídas com base nos nomes científicos das plantas, muitas vezes os nomes vernaculares nem sequer são conhecidos. Sem um índex de correspondências entre o nome vernacular e o nome científico de uma espécie, torna-se tarefa quase impossível obter informação precisa para dúvidas como «Este nome de planta existe?» ou «Qual é o nome científico desta planta?».
Em Portugal, embora ainda não existam muitos livros de botânica que preencham este vazio de correspondências, podem encontrar-se em Portugal Botânico de A a Z. Plantas Portuguesas e Exóticas, de Francisca Maria Fernandes e Luís Mendonça Carvalho, livro publicado, em 2005, pela Editora Lidel, 6700 nomes vernaculares de espécies vegetais portuguesas com os respectivos correspondentes científicos. O fa(c)to de não existir qualquer entrada para recebolo ou cebolo não indica que estes nomes não pertencem ao léxico da língua portuguesa; significa apenas que o seu regist[r], neste tipo de literatura, ainda não foi feito.