Quiroprática - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Quiroprática

Tenho ouvido várias vezes utilizarem a palavra "quiriopata" quando se refere a pessoa que trata das vértebras. Existe esta palavra? Está correta a sua utilização?

Obrigado.

Álvaro Almeida Reformado Mafra, Portugal 1K

As formas corretas do termo são quiroprática e quiropraxia. Os indivíduos que se dedicam à quiroprática são chamados quiropráticos.(cf. Dicionário Houaiss).

Quiroprática é um termo usado nas chamadas medicinas alternativas para designar o «sistema que sustenta que as doenças se curam pela manipulação das estruturas do corpo, especialmente da coluna vertebral» e o «tratamento das doenças pela manipulação das vértebras» (Dicionário Houaiss; ver também o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, em versão eletrónica, na Infopédia). Trata-se de uma corrente terapêutica criada pelo norte-americano Daniel David Palmer (1845-1913). As pessoas que ministram este tratamento são os chamados quiropráticos, como se atesta em dicionários e pelos nomes de entidades como a Associação Portuguesa dos Quiropráticos.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras