Porquê o despoletar?! - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Porquê o despoletar?!

Gostava de saber se há alguma explicação histórica ou linguística para o mau uso da palavra "despoletar". Já a encontrei com significado errado e oposto em jornais como o "Expresso", revista "Visão" e, inclusive, em livros de autores portugueses!!!

Não é estranha esta situação? Tanta gente enganada? Qual a origem deste erro tão comum?

Obrigado.

Manuela Fonseca Portugal 2K

Como é possível ver nas Respostas Anteriores (cf. Espoletar/despoletar, Despoletar, de novo) e no Pelourinho, os problemas ligados ao(s) significado(s) desses dois verbos já foram amplamente discutidos, pelo que me vou abster de o fazer. A pergunta é «há alguma explicação histórica ou linguística para o mau uso da palavra despoletar?» e é sobre ela que me vou debruçar.

Há talvez um aspecto ainda não referido, que também pode ser causa de toda esta confusão: a semelhança fonética entre ambas as formas (espoletar e despoletar).

Acresce ainda que muitas vezes, em Português, surge um des- sem o significado habitual de «acção contrária»: por exemplo, a palavra «destrocar» usa-se habitualmente, não no sentido de «não trocar» mas antes de «trocar».

Exemplo: «Importa-se de me destrocar esta nota?»

Este prefixo é tão produtivo que chega a aparecer até sem razão aparente ou motivação puramente linguística, funcionando como um elemento protético. Isto não significa que a forma correcta seja aquela em que o des- está presente, mas leva-nos a pensar que, de facto, este sufixo tem características muito particulares...

Cf.: A espoleta e os seus derivados linguísticos

Susana Correia