Despoletar/espoletar, de novo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Despoletar/espoletar, de novo

Sei que o Ciberdúvidas já respondeu várias vezes à questão "despoletar"/"espoletar" (de espoleta, no sentido de deflagrar, desencadear, accionar, precipitar, etc), mas a verdade é que oiço e leio toda a gente a dizer «fulano ou a entidade cicrana "despoletou" a crise», etc. Será que temos já um erro aceite pelo uso como certo?...

Mas, tropa que também eu fui, também eu acho que quem "despoleta" «desarma o mecanismo de accionamento de disparo ou de explosão» (in Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia de Ciências de Lisboa). Logo, quem "despoleta", não faz "bum!", mas o seu contrário... Além de também eu achar um vocábulo feiíssimo!...

Que me dizeis?

Obrigado.

Júlio Vaz Pereira Lisboa, Portugal 9K

De facto uma análise mais cuidada destes dois termos permite perceber que o seu uso nem sempre é feito adequadamente. Como complemento à informação veiculada pelo Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa, a que é feita referência, é de registar, como complemento, a informação disponível no Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora, que refere três acepções distintas para o verbo despoletar:

1. tirar a espoleta a; tornar impossível o disparo ou a explosão de [sentido original];
2. [sentido figurado] anular algo; travar o desencadeamento de;
3. [sentido figurado] fazer surgir repentinamente; desencadear uma acção [uso generalizado]

Trata-se de um caso em que se generalizou uma má acepção da palavra, no entanto, a sua frequência é já responsável pela inserção da acepção 3 no Dicionário da Porto Editora.

Quanto ao verbo espoletar apenas é referida a acepção de “pôr espoleta em”. Tratando-se de um termo do vocabulário militar o seu âmbito tornou-se mais restrito.

Relativamente à questão de considerar “um vocábulo feiíssimo”, talvez o uso de alternativas linguísticas, como o uso de sinónimos, possa resolver essa questão.

 

N.E. - Como poderá verá nas Respostas Anteriores temos outros sinónimos há já muito na língua portuguesa (e bem mais apropriados ao sentido da expressão): deflagrar, accionar, detonar, rebentar, explodir, atear, desencadear, provocar, rebentar, etc. etc., etc.

Cf.: A espoleta e os seus derivados linguísticos

Mafalda Antunes