«Por um ano» vs. «durante um ano» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Por um ano» vs. «durante um ano»

Posso usar a expressão «por um ano» em vez de «durante um ano» em expressões como «fui contratado por um ano», «a minha mãe não me vai visitar por um ano» ou «a minha filha não me vai falar por um ano»? Esta expressão pode ser usadas em substituição de «pelo período de um ano» ou «durante um ano»?

Carlos Acciaioli de Gouveia Profissional de Seguros Lisboa, Portugal 42

Nos contextos assinalados, as duas expressões estão corretas.

A preposição durante exprime «duração ou permanência de algo num tempo determinado» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), tendo, portanto, valor temporal. Esta preposição assinala a duração de uma dada situação nas frases em que se conjuga com um complemento que corresponda a «uma expressão denotadora de quantidade de tempo» (Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1563), como se observa em

(1) «Contratei-o durante duas horas

(2) «Colaborou com o jornal durante um ano

Nestas situações, a preposição durante pode alternar com a preposição por que pode, também ela, introduzir expressões que indicam tempo:

(3) «Contratei-o por duas horas

(4) «Colaborou com o jornal por um ano

Existe a indicação de que a preposição por «introduz expressões que localizam uma situação de maneira vaga ou aproximada no sistema das horas e minutos» (id., ib., p. 1555), o que parece apontar para o facto de a utilização da preposição durante ser preferível quando se pretende expressar uma informação temporal com maior rigor.

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição