DÚVIDAS

Ainda a origem do ponto de exclamação

A propósito de uma pergunta sobre a origem do ponto de exclamação que não foi respondida, após uma breve pesquisa na web, encontrei a resposta que segue [já traduzido para Português]:

«Ponto de exclamação: Vem da palavra latina que designa «chamar por» ["vocare"?]. Pensa-se que o símbolo ! vem das primeira e última letras da palavra latina que designa «alegria» ["iocatio"?, "Io"?] , à semelhança do que se verificou para a formação
do ponto de interrogação (?)».

Resposta

Agradecendo antecipadamente este seu contributo, resta-me esclarecer que Io, em latim, é uma interjeição que geralmente designa alegria. Pode, portanto, traduzir-se por «hurra! viva! ah! oh!».

Não encontro iocatio, mas outras palavras com a mesma origem, como iocus «brincadeira» (donde o nosso jogo) e o adjectivo iocosus.
Alegria dizia-se em latim hilaritas, laetitia, ganodium e voluptas.

Para «chamar por», além de vocare, usava o latim appellare, citare e clamare.

Outrora escrevia-se com letras maiúculas sem espaços entre as palavras e sem sinais de pontuação. Na Idade Média, os copistas recorriam bastante arbitrariamente à pontuação e, com frequência, sem qualquer razão.

Ainda sobre a questão de fundo – a origem do ponto de exclamação –, poderei acrescentar o seguinte.

Nos códices e documentos em letra denominada em paleografia por visigótica já existiam, entre outras, o ponto, os dois pontos, os pontos de exclamação e de interrogação e o ponto e vírgula, mas o sinal de admiração mais usado na escrita visigótica é um círculo com um ponto no centro. A escrita visigótica na Península Ibérica estende-se dos séculos V ao XII.

Cf. Pontuação, in Respostas Anteriores

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa