DÚVIDAS

Partenogénese

Sou um aluno do 12.º ano e, a propósito da notícia dada pela televisão sobre insólita "gravidez do dragão" de Komodo no jardim zoológico de Londres, fui incumbido de explicar para a minha turma o fenómeno científico.

Da pesquisa efectuada, surgiram algumas dúvidas, pois os artigos por vezes consideram a partenogénese sinónimo de autofecundação.

Li também um artigo que colocava a hipótese de o referido dragão ser hermafrodita e assim poder, em condições especiais de ambiente, autofecundar-se.

Gostava por isso que me esclarecessem para assim poder apresentar o meu trabalho com o menor número de incongruências científicas.

Resposta

Na partenogénese (em que o primeiro elemento exprime a ideia de origem) não há fecundação; trata-se de um processo especial de reprodução, normal ou provocada, dos seres vivos, no qual intervém um só gâmeta. A autofecundação ou autogamia é a fecundação realizada por gâmetas provenientes do mesmo indivíduo. Portanto, não se deve confundir partenogénese com autofecundação.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa