Palavra onomatopaica - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Palavra onomatopaica

Actualmente, já não se distingue palavra onomatopaica de onomatopeia? Creio que a TLEBS inclui apenas a segunda designação, mas nos exemplos propostos não vejo nenhum dos que até agora eram abrangidos pela primeira (“ribombar”, “sussurrar”...).

Agradeço a vossa resposta.

Maria Filomena Correia Portugal 8K

Na TLEBS não há referência ao termo palavra onomatopaica. Contudo, o termo onomatopeia, que ocorre no subdomínio B5. Semântica lexical, continua a envolver um conceito que não exclui os exemplos ribombar ou sussurrar que nos traz. Trata-se de um processo linguístico, que podemos incluir na neologia, consistindo na criação de uma unidade lexical que procura reproduzir aproximadamente certos sons ou certos ruídos. De acordo com este conceito, tanto o trriiim!!, que ocorre como um dos exemplos da TLEBS, como verbos ou substantivos do tipo zunir ou zunzum são palavras onomatopaicas. Talvez, em rigor, possamos identificar a onomatopeia como o processo, sendo o produto a palavra onomatopaica. Mas uma vez que a TLEBS refere o processo, necessariamente que o produto decorre naturalmente dele..

Filomena Viegas
Tema: TLEBS