"Pais, olhem pelos seus filhos" dif. de "Pais, olhai pelos vossos filhos" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
"Pais, olhem pelos seus filhos" dif. de "Pais, olhai pelos vossos filhos"

Na capa de uma revista de saúde pode ler-se a frase: pais olhem pelos seus filhos. Depois de a ler várias vezes encontro nela algo que não me soa bem: será a "concordância" de olhem com seus? Quer-me parecer que qualquer coisa naquela frase não estará muito bem ou serei eu que me viciei devido à leitura repetida? Não deveria a frase escrever-se: pais olhem pelos vossos filhos?

Grata pela atenção aguardo o vosso esclarecimento.

Aida Manuela 6K

É exactamente ao contrário! Pais, olhem pelos seus filhos é que está certo. Com vossos, para ficar correcto, deve ser Pais, olhai pelos vossos filhos. A segunda frase, tal como a escreveu, apresenta mistura de tratamentos (verbo numa pessoa e possessivo noutra).

F. V. Peixoto da Fonseca