O verbo visualizar quer dizer «tornar visual, convertendo (algo abstrato) em imagem mental ou real», a exemplo de «para v[isualizar] esta análise, apresentarei os seguintes gráficos» e «visualizemos este raciocínio sob a forma de um esquema». Significa, ainda, «tornar (algo) visível mediante determinado recurso», como na frase «em radiologia, usa-se de contraste para v[isualizar] certas estruturas de órgãos». Trata-se também de «formar uma imagem visual mental de (algo que não existe ou que não está diante dos olhos); imaginar», a exemplo de «de olhos fechados, visualizou um lindo vestido de baile» e «longe de casa, tentava v[isualizar] a família ao redor da mesa».
Em qualquer destes exemplos, o uso do verbo ver não é adequado. Com efeito, significa «perceber pela visão; enxergar», como em «viu a luz acesa» e «o cego não vê». Quer dizer, ainda, «olhar para (algo, alguém ou si próprio), contemplar(-se)», a exemplo de «v[er] paisagens», «v[er] os desenhos» e «via-se demoradamente no espelho». Significa também «distinguir ou alcançar com a vista; avistar, divisar, enxergar», como em «ao fim da estrada, viram a fazenda» e «possuía terras até onde se pode v[er]». Trata-se, ainda, de «ter conhecimento ou experiência de», a exemplo de «é a melhor pessoa que já vi» e «já viu laranja mais doce?»
Em todos estes casos, ver não se pode substituir por visualizar, de modo que tem razão quando contesta a equivalência dos dois verbos.
Faltou enviar-nos exemplos do «uso da palavra visualizar onde poderia estar ver».
[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]