Os adjetivos têm significações distintas. Não obstante, em alguns contextos, poderão expressar valores muito próximos.
Aconchegado significa «que se aconchegou», «em contacto; próximo», «sob proteção física; abraçado», «bem acomodado; confortável»1.
Os exemplos apresentados abaixo, retirados do Corpus do Português, de Mark Davies, exemplificam estes valores:
(1) «Mas nada disso satisfaz a fome que ele tem, nem sabe bem de quê: de se apertar e fechar os olhos, de sentir-se aconchegado.» (José Rodrigues Migueis, A Escola do paraíso. 1982)
(2) «Ficava outro, aconchegado a ela, quase a querer meter-se no seu colo, a esperar que ela conduzisse as coisas.» (António Alçada Baptista, Os nós e os Laços. 1985)
(3) «Tratado, desde os primeiros vagidos, como objecto valioso e quebradiço, (aconchegado em algodões, isolado das correntes de ar, ingurgitado numa alimentação absurda que lhe depauperara os intestinos), a criança medrou debilmente de corpo e pouco vigorosa de espírito.» (Alexandre Cabral, Margem Norte. 1979)
Aconchegante, por seu turno, significa «que aconchega, acolhe agradavelmente», «acolhedor»1. No mesmo corpus, identificámos os seguintes exemplos:
(4) «O aconchegante Hotel Solar Fazenda do Cedro, em Areal, promovendo um festival de fondues e racletes no fim de semana dos namorados.» (Sopa no mel, 2/23/1997)
(5) «cidade dos encantos, tranqüila, aconchegante, enfim, Aracaju é uma mistura de qualidades banhadas pelo mar.» (Sergipe e seu leque de opções, 10/27/1997)
(6) «Seu pequeno e aconchegante espaço interior é ricamente decorado com mosaicos.» (Arquitetura Bizantina)
De acordo com o Dicionário Houaiss, expressões como «ambiente aconchegante» ou «sala aconchegante» também poderão ter equivalente em «ambiente aconchegado» ou «sala aconchegada», quando o significado do adjetivo é «acolhedor» ou «confortável».
Por esta razão, na frase apresentada pela consulente, o adjetivo mais natural parece ser aconchegante, usado com o valor de «algo que aconchega quem lá se encontra»:
(7) «Trata-se de um espaço aconchegante do qual não poderá escapar.»
Não obstante, a frase (8) também é possível se a intenção for a de indicar que o espaço é confortável ou dá a sensação de proteção:
(8) «Trata-se de um espaço aconchegado do qual não poderá escapar.»
Disponha sempre!
1. Para os significados apresentados, consultou-se o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.