São criações legítimas, resultantes da prefixação do nome próprio Bolonha. Assim como existe pré-contrato, que tem como sinónimo antecontrato, também, é possível formar pré-Bolonha e Antebolonha (ou ante-Bolonha, como já explicarei).
Assinale-se, contudo, que com prefixos como ante, que podem aglutinar-se a um elemento seguinte, não há regras expressas, pelo menos, nos acordos ortográficos que se têm sucedido. Existem duas opções:
a) a palavra prefixada é um substantivo (por exemplo, «a Antebolonha», no sentido de «a povoação anterior a Bolonha»), pelo que o prefixo passa a ter maiúscula inicial e nome próprio prefixado passa a ter minúscula inicial.1
b) se a palavra prefixada é um adjectivo, situação mais frequente, quando se quer referir, por exemplo, «um curso anterior a(o acordo de) Bolonha», recomenda-se o uso sistemático de hífen (ver Textos Relacionados), pelo que se escrevera ante-Bolonha.
Trata-se, de qualquer modo, de uma pequena área em que é necessária a intervenção de entidades com autoridade reconhecida em matéria de fixação da norma para confirmar as opções descritas ou definir um critério mais uniforme.
1 É assim que encontramos escritos nomes como Anticristo (< anti- + Cristo), Pseudocristo (<pseudo- + Cristo) ou Ribacoa (<riba- + Coa) em Rebelo Gonçalves, Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra, Livraria Atlântida, 1947).