Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Orografia

O que é orografia?

Érica Matos Estudante Coimbra, Portugal 6K

O termo orografia significa a «descrição das montanhas (fronteiras, altura etc.) por meio de instrumento técnico adequado» (Dicionário Houaiss).

 

N.E. – (9/08/2017) "Orografia do terreno" ou "orografia montanhosa" são duas expressões redundantes muito comuns nas notícias sobre catástrofes ou incêndios florestais, por exemplo. No primeiro caso, se o vocábulo orografia já supõe a ideia de terreno, é dispensável a  sua repetição — bastando, por isso, o uso somente do substantivo orografia. E, no segundo caso, se orografia está usada como sinónimo de «terreno», é preferível, então, a  opção pela própria palavra terreno, «terreno montanhoso». O mesmo ocorre com o castelhano, como especifica esta recomendação da Fundação para o Espanhol Urgente (Fundéu), com exemplos ilustrativos: "Orografia del terreno: exprésion redundante".

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Morfologia; Ortografia/Pontuação