Oração reduzida de infinitivo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Oração reduzida de infinitivo

Estou em dúvida quanto à correta classificação da oração infinitiva abaixo introduzida pela preposição de, seria ela adverbial temporal reduzida de infinitivo , completiva nominal reduzida de infinito, ou adjetiva restritiva reduzida de infinitivo? Chegará o momento de elegerem um novo presidente?

Desde já agradeço bastante, se puderem me ajudar.

Geobson Freitas Silveira Agente Público Bela Cruz, Brasil 162

O constituinte «de elegerem um novo presidente» é uma oração subordinada substantiva completiva infinitiva (oração substantiva completiva nominal reduzida de infinito) que tem como termo subordinante o nome momento. Sintaticamente, esta oração desempenha a função de complemento do nome.

O nome momento pode ser completado por um grupo nominal introduzido pela preposição de:

(1) «o momento da eleição de um novo presidente»

ou por uma oração introduzida pela preposição de, como acontece no caso apresentado.

Um teste que permite verificar se uma oração subordinada é efetivamente complemento do nome consiste em substituí-la por um pronome neutro, o que, no caso em apreço, é possível:

(2) «Chegará o momento disso

Carla Marques
Classe de Palavras: substantivo