A forma Rossiona ocorre como topónimo na Colecçam de Documentos e Memórias da Academia Real de História (1725). Nesta obra, na secção intitulada "Catálogo histórico dos summos pontifices, cardeais, arcebispos, e bispos portuguezes que tiverão diocezes, ou titulos de igrejas, fóra de Portugal, e suas conquistas", regista-se Rossiona (pág. 325), com o seguinte comentário:
«ROSSIONA, EM Italiano se chama Rissano ou Resino. He na Esclavonia, e Cidade Episcopal, suffraganea ao Arcebispo de Ragusa, ou Rossia, que foy Arcebispado sogeito ao Patriarca de Constantinopla [...].»*
Esta Risano parece ser a atual Risan no litoral do Montenegro. Encontra-se também Risano como nome de um rio que corre nos arredores de Trieste, na fronteira da Itália com a Eslovénia; contudo, a referência que é feita na fonte indicada acima relaciona Rossiona com Ragusa, a atual Dubrovnik. Sabendo-se que Risano/Risan, com Ragusa, fez parte dos territórios dominados por Veneza entre os séculos XV e XVIII, na Dalmácia e mais a sul, conclui-se que Rossiona é muito provavelmente a atual Risan.
* Esclavónia, território da atual Croácia.